Uma tragédia climática, como a que está ocorrendo no Rio Grande do Sul, expôs a situação desafiadora de como indivíduos com corpos fora do padrão enfrentam dificuldades para encontrar roupas. Desde 27 de abril, mais de 500 mil pessoas ficaram desabrigadas no estado devido às chuvas. Nos abrigos muitas estão improvisando vestimentas com lençóis devido à escassez de itens adequados. Nesse sentido, convocamos a comunidade do Pop Plus a apoiar iniciativas de doações para pessoas gordas.
A jornalista e criadora do Pop Plus, Flávia Durante, ressalta a importância de uma moda inclusiva, que atenda a todas as formas e tamanhos de corpos. “A tragédia do Rio Grande do Sul mostrou que moda vai além do consumo e da estética. É uma questão de dignidade e acessibilidade. Esperamos que essa situação sirva de alerta para a indústria da moda e a motive a produzir vestuário que abranja todos os tipos de corpos”, destaca Flávia.
A produtora do evento ressalta que, “atualmente, as doações são uma medida paliativa, mas atendem a uma necessidade urgente. Felizmente, nossa comunidade está se unindo para ajudar. No entanto, é crucial que situações como esta sejam evitadas e que as pessoas de todos os tamanhos corporais não se sintam desamparadas”.
Veja como ajudar a promover dignidade para que pessoas gordas possam reconstruir suas vidas:
Ponto de Coleta exclusivo em SP: MH Studios – Rua Fidalga, 274 – Vila Madalena (segunda à sexta das 10h às 18h | sábado das 10h às 18h). Facilitadora: @maqui.nobrega
BPSPOA – Feira Moda Plus size: está arrecadando roupas em tamanhos grandes e fazendo triagem para distribuição na cidade de Porto Alegre. Tem também com um pix aberto para comprar calcinhas plus size. PIX / CNPJ: 26.423.527/0001-12 em nome de VIVIANE PEREIRA LEMOS.
Wonder Size: marca casual e fitness , que veste da numeração 42 ao 70, esta recebendo doações a partir de R$10,60 para ajudar na produção de calcinhas plus size. Para além disso, a Wonder pretende produzir leggings e camisetas para as pessoas desabrigadas. PIX/ CNPJ: 37.208.265/0001-90 em nome de AMANDA MAYRA MOMENTE.
Donna Calcinha: especialista em lingerie e biquínis all size e sob medida, está arrecadando doações a fim de produzir calcinhas plus size nos tamanhos 48 a 56. PIX / celular: 47996360357 em nome de GEANNE EMIDIO.
Lab Intimate: esse ateliê com produção própria criou o projeto S.O.S. CALCINHAS, dedicado à confecção de itens novos, com foco especial em calcinhas plus size nos tamanhos M ao G4. Pix/ celular: 48996292553 em nome de JULIANA M. A. FERREIRA ZEILMANN.
Herself: desenvolve biquínis menstruais e está promovendo uma campanha para garantir doações com foco em higiene básica e saúde menstrual. Doe através do link ou leve/envie itens para a Loja na Galeria Metrópole, em São Paulo – SP. As colaborações garantem kits com: absorventes descartáveis, toalhas de rosto e de banho, papel higiênico, shampoo e condicionador, calcinhas/cuecas, escova de cabelo e dente, desodorante e chinelos.
Lethícia Fernandes: a estilista de Porto Alegre está recolhendo doações de peças plus size masculina e feminina. Tem também um pix aberto para comprar roupas para doar. PIX / celular: 519954666000 em nome de LETHICIA SILVA FERNANDES.
Luísa Santos: designer e costureira de Porto Alegre iniciou uma campanha de arrecadação de dinheiro para a confecção de roupas plus size. O dinheiro será destinado para a compra de tecido, aviamentos e materiais. o desenvolvimento dos moldes e a confecção serão executadas por voluntárias. Doe qualquer quantia via pix na chave doeroupasgrandes@gmail.com em nome de Luísa Santos.
Regina Sarkis Foliados: essa marca paulistana de semijóias é ponto de coleta de doações de roupas, materiais de higiene e demais itens. Endereço: Rua Turiassu, 326, loja 01 Perdizes, São Paulo/SP.
Rap Plus Size: a dupla mobilizou diversos pontos de físicos para receber itens em tamanhos maiores, tanto em São Paulo quanto no Rio Grande do Sul. Os principais são: Luka Machado (Rua Martins de Lima, 25 – Ap 202, Bairro São José – Porto Alegre/RS. CEP: 91520-000) e Anahy Reichert dos Santos (R. Augusto Lange, 70, Americano, Lajeado – RS,CEP: 95900-486).
Nina Vazquez: a marca carioca está recolhendo donativos no bairro Barra da Tijuca no Rio de Janeiro para enviar para a cidade de São Leopoldo RGS.
Ashua: a marca Curve e Plus Size da Lojas Renner S.A. entrou na campanha e recebe doações de roupas nas unidades espalhadas por todo o Brasil (Exceto Porto Alegre e Caxias do Sul). Veja unidade mais próxima de você.
ModelsLab: Anne & Becca, assessoras de modelos e influenciadores, estão organizando uma vakinha online para ajudar quem precisa. Acesse: https://vakinha.bio/4781723 para fazer sua contribuição.
Abreu & Bittencourt, Advocacia e Consultoria Jurídica: o escritório que representa a dançarina Thais Carla é ponto de arrecadação de roupas, principalmente roupas GG+. Também recebe água mineral, leite em pó, roupas, colchão ou colchonete, e cobertores. Fica localizado na Av. Tancredo Neves, 2539, Torre Londres, Sala 607, Caminho das Árvores, Salvador/BA, CEP nº 41820-021, horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 09h00 até às 17h00.
Saiba como doar:
- As roupas precisam estar em bom estado e limpas. Nada de peças com manchas ou furos;
- Priorize roupas de frio, como jaquetas e agasalhos, calças e blusas de manga comprida para garantir o conforto e a proteção das pessoas afetadas;
- Organize os itens em sacolas ou caixas resistentes, identificando o conteúdo de cada embalagem (ex: feminino, masculino, infantil) Sinalize também os tamanhos para facilitar a distribuição; Faça o download aqui de etiquetas-roupas_RS desenvolvidas por voluntários;
- Os calçados devem ser fechados e entregues de forma amarrada para evitar perdas durante o transporte
Importante: o recebimento de peças de vestuário nas agências dos Correios está temporariamente suspenso, já que a empresa possui estoque suficiente para entrega ao estado gaúcho, mas doações de água, alimentos da cesta básica, ração para pets, material de limpeza seco e de higiene pessoal podem ser enviadas.