Júlia Del Bianco, bailarina: “Dançar no Pop Plus foi uma mudança de chave pra mim”

Completando 10 anos de existência, o Pop Plus se consolida como a maior feira de moda plus size do mundo e continua trazendo pessoas que marcaram nossa história. Conversamos com Júlia Del Bianco, 35, que se apresenta nos palcos do evento desde março de 2018.

Júlia conta que sempre foi bailarina. Começou a dançar aos três anos de idade e, aos seis, foi para academia especializada. Em seu currículo tem estilos como jazz e sapateado e ballet de repertório (os consagrados do século XIX). Na faculdade, fez licenciatura e bacharelado em Dança pela Unicamp. “Gostei do curso porque eram oferecidas possibilidades como ballet contemporâneo, pesquisa acadêmica na dança. Gosto de me desafiar e desafiar meu corpo”

“Eu nunca tive outra profissão, nunca quis outra opção. Eu só queria dançar”

No entanto, seu corpo não era adequado para o que queriam de uma bailarina. “Eu tinha coxa grossa, e na adolescência já tinha peitos e mais curvas. Não esperavam que uma bailarina fosse gorda”, desabafa.

Ao sair da faculdade, passou a dar aulas de dança e depois, aos 29 anos, começou a trabalhar como modelo, tanto por gostar de moda quanto para pagar as contas: “Viver de arte é difícil no nosso país”.

Ao mesmo tempo, passou a mostrar mais seu trabalho nas redes sociais e a conquistar algum destaque na dança. “Passei a vida treinando para ter sucesso apenas quando tivesse um corpo magro. Quando vi que não ia acontecer, comecei a entender sobre gordofobia, bodypositive… Levei isso pra dentro da dança”.

Julia Del Bianco no Pop Plus

 

 

A DANÇA E O POP PLUS

“Dancei no Pop Plus pela primeira vez em março de 2018”, lembra Júlia Del Bianco. “Já tinha ido em junho de 2017 como visitante e quando era só um salão. Também estive na Pool Party de 2018 para interagir, conhecer pessoas… Foram elas que me apresentaram pra Flávia. Eu falei pra ela que queria dançar. Isso foi em fevereiro, e em março fiz uma apresentação de stiletto [dança com salto alto]”.

A bailarina conta que viu muitas portas se fecharem e o Pop Plus surgiu como uma oportunidade: “Quando comecei a engordar, vi os acessos que eu tinha diminuindo. Desde a primeira vez no Pop, dancei em praticamente todas as edições, inclusive na de Campinas. Dei workshops, estava sempre participando e virei amiga da Flávia”.

Para Julia, é sempre marcante ver adultos e crianças se reconhecendo nela, voltando ou começando a dançar. Ela explica que apesar de o ambiente no evento não ser o tradicional para esse tipo de espetáculo, a troca que tem com o público faz tudo valer a pena.

Ela também conta que foi nos palcos do Pop que teve confiança para dançar na ponta pela primeira vez: “Eu fazia aula, mas achava que não podia me expor. Dançar no Pop foi uma mudança muito grande de chave pra mim, de entender que tenho técnica e força”, se orgulha.

Júlia Del Bianco
Julia Del Bianco e Rachel Rodrigues em apresentação de ballet e dança do ventre na 31ª edição do Pop Plus

DANÇA E AUTOESTIMA

Ser uma bailarina gorda é uma grande quebra de padrão, especialmente no ballet, uma arte cheia de regras e etiquetas, explica: “Eu vejo que consigo acessar as pessoas porque o ballet envolve um sonho, às vezes um sonho de criança. Vejo muitas pessoas que foram impedidas de dançar por ter um corpo fora do padrão, e isso é cruel”.

Ela sabe que seu trabalho é, também, mostrar representatividade para o público. Mesmo que a responsabilidade seja grande, assume que quer mostrar para as pessoas, adultos e crianças, que elas também podem fazer qualquer coisa, seja no ballet ou em outras áreas.

Para a bailarina, o evento é um espaço de apoio para muitos artistas, grande responsável pelo alcance que ela tem. E é nos palcos do Pop Plus que ela quer celebrar a diversidade e mostrar que todo corpo é capaz do que quiser, inclusive de dançar.

“Ter um lugar que abre espaço para todo mundo é muito importante. É mais do que comprar roupas, é um lugar que celebra corpos de várias maneiras”, define.

Gostou de conhecer a história da nossa bailarina e quer conhecer mais do seu trabalho, workshop e apresentações? Siga Ju Del Bianco no Instagram instagram.com/judelbi!

—-

🔊 Pop Plus # 32 – 10 anos
Quando: 10 e 11 de dezembro, sábado e domingo, das 11h às 20h
Onde: Av. Paulista, 735 (Club Homs – Metrô Brigadeiro – Linha Verde)
Quanto: ENTRADA GRATUITA (sem inscrição, evento de varejo)
Evento: https://bit.ly/popplus32

📲 Site: www.popplus.com.br
Instagram/Twitter/Facebook: @popplusbr
YouTube/Pinterest: /popplus

💡 Idealização e curadoria: @cenapop
Produção: @artshineeventos
Arte: @barneditorial

9 PEÇAS QUE FIZERAM SUCESSO NO POP PLUS DE SETEMBRO Raio-X do estilo da cantora francesa Yseult Estilo Pop Plus: Looks plus size para se inspirar! Guia de Compras: Moda plus size para viver a primavera Guia de compras: as cores da primavera-verão Guia de Compras: Moda plus size para festivais de música 5 marcas inéditas no Pop Plus de setembro! Semana de Moda de Copenhage apresenta tendências para o verão 2025 Pop Plus Indica: Atletas para acompanhar e torcer nas Olimpíadas Guia de Compras: Pantalona plus size