Empreendedorismo familiar: mães e filhas que compartilham o estilo e os negócios

Quando se fala de mercado de moda, a decisão de focar no segmento plus size acaba sendo prioridade para pessoas gordas, que decidem empreender na área, em parte por se identificarem com a dificuldade de se vestir.

Em alguns casos, são pessoas que precisaram aprender a fazer suas próprias roupas e viram daí um caminho para criar sua marca. Essa vivência é dobrada quando se fala de empreendedorismo familiar: a falta de roupas adequadas para seus corpos ou estilo é compartilhada entre mães e filhas por marcas presentes no Pop Plus, como SN Belts, Chica Bolacha, Blossoms e M.Cancella.

Rosângela e Thayná Cândido, Chica Bolacha

O envolvimento com a moda vem de longa data na família: “Eu já criava roupas para mim, assim como minha vó já costurava para minha mãe e minha tia”, conta Isabela Incagnoli, uma das criadoras da marca Blossoms. Ela e sua mãe, Adelita Incagnoli (conhecida como Mamis Blossom pelas clientes) comandam a marca desde 2016.

Uma história parecida é compartilhada por Maria Cancella, criadora da M.Cancella. Ela conta com Terezinha Cancella, sua mãe, como sócia. A dupla carioca conta que foram “crianças e mulheres gordas que não se identificavam com o que havia no mercado”.

empreendedorismo familiar
Isabela e Adelita Incagnoli, da marca Blossoms

O processo de criação de ambas as marcas está relacionado a busca de cada uma por seu estilo. Isabela, por exemplo, conta que buscava roupas que pudesse usar em baladas. “Eu não achava nada com brilho, nada muito perua [risos] e por isso comecei a fazer minhas peças. Todo mundo me perguntava delas, e em uma balada conheci uma jornalista que disse que eu deveria abrir meu acervo para vender”.

Maria também conta que tinha dificuldade de encontrar roupas com as quais se sentisse confortável. “Minha mãe sempre disse que eu deveria investir nesse caminho, pois conhecia as dores do público, mas precisei passar por um processo de autoconhecimento para me ver nesse lugar”, confessa.

Na Blossoms, cada uma tem sua função. “Eu fico mais na administração e produção, e a Isabela na criação; é mentora da marca, idealizadora dos projetos. Mesmo assim, o trabalho todo é integrado”, explica Adelita.

Já na M.Cancella mãe e filha atuam em conjunto em todas as etapas. “Ela me ajuda a tomar decisões, faz pesquisas e compra tecidos comigo, frequenta as feiras, atende, faz montagem”, lista Maria.

Além de entenderem suas identidades através da moda, o empreendedorismo familiar neste caso funciona como rede de apoio para as criadoras. “Minha mãe já conquistou os sonhos dela profissionalmente e agora me ajuda a conquistar os meus. Ela sempre diz que a gente sempre tenta o sonho primeiro e só se der errado, parte para o plano B”, expõe Maria.

A emoção é demonstrada por Thayná Cândido, que compartilha a marca Chica Bolacha com a mãe, Rosângela. A dupla, que participa do Pop Plus desde a segunda edição e retorna para a próxima feira em dezembro, confessa que o trabalho em conjunto as deixam emocionadas tanto por terem uma a outra para se inspirar, quanto por poderem, juntas, criar moda para outras mulheres.

empreendedorismo familiar
Maria e Terezinha Cancella, da marca M. Cancella

Para Isa, a mãe sempre foi uma parceira. “Quando eu era mais nova, as únicas roupas que me serviam eram roupas de adulto e minha mãe me ajudava a customizar e a desenvolver esse lado criativo. Me ajudava a pintar, bordar, pregar botões diferentes nas roupas”, mostra Isabela.

Perguntamos sé possível separar a relação familiar do trabalho, e as duas filhas dizem que sim, mas com ressalvas. “Pensamos tão igual que às vezes temos atritos, mas a gente já sabe até se comunicar pelo olhar”, diz Isabela. “Nós duas somos teimosas e como temos intimidade, às vezes a gente discute pra valer. Querendo ou não, somos mãe e filha”, ri Maria.

Gostou dessas histórias? Conheça a Blossoms acessando seu site blossoms.com.br e instagram instagram.com/blossoms_oficial, a M.Cancella através do seu site mcancella.com.br e instagram instagram.com/m.cancella e a Chica Bolacha através do seu site lojachicabolacha.com.br e instagram instagram.com/chicabolacha.

9 inspirações plus size para o Halloween 9 peças que fizeram sucesso no Pop Plus de setembro Raio-X do estilo da cantora francesa Yseult Estilo Pop Plus: Looks plus size para se inspirar! Guia de Compras: Moda plus size para viver a primavera Guia de compras: as cores da primavera-verão Guia de Compras: Moda plus size para festivais de música 5 marcas inéditas no Pop Plus de setembro! Semana de Moda de Copenhage apresenta tendências para o verão 2025 Pop Plus Indica: Atletas para acompanhar e torcer nas Olimpíadas