Paris é reconhecida como a capital da moda, mas a representatividade de corpos gordos ainda é limitada. Segundo dados de um levantamento da Vogue Business, na Semana de Moda de Paris para a temporada Outono/Inverno 2024, apenas 3,8% dos modelos eram midsized e 0,5% eram plus size. Paralelamente, a La Grosse Asso (“Associação Gorda”, em tradução livre) está ativa desde 2021, trabalhando para conscientizar, informar e aumentar a visibilidade da moda plus size, além de combater a gordofobia.
Fundada pela artista Lola Ces junto à jornalista Aline Thomas, La Grosse Asso é uma associação sem fins lucrativos dedicada à luta contra todas as formas de gordofobia na sociedade. A associação promove campanhas de conscientização sobre o tema nas escolas, além de realizar eventos de moda plus size.
“Lutar contra a gordofobia não é promover a obesidade, mas sim a igualdade”, declaram as fundadoras da La Grosse Asso.
Gordofobia na França
O site da La Grosse Asso apresenta dados que mostram o quanto a gordofobia está enraizada na França. Dois terços dos franceses veem corpos gordos como um problema de falta de força de vontade, um quinto dos franceses acredita que comentários direcionados a pessoas gordas as incentivam a perder peso, e 54% das pessoas gordas são vítimas de gordofobia pelo menos uma vez por semana na França.
“Uma das pioneiras francesas na campanha contra a gordofobia foi Gabrielle Deydier, com seu livro “On ne naît pas grosse” (“Não se nasce gorda”, em tradução livre), publicado em 2017. Ela abriu caminho para muitas de nós, mas ainda há muito a avançar”, destaca Aline.
Outros dados apontados pelo levantamento da associação indicam que 63% das crianças correm o risco de serem vítimas de bullying escolar, e 75% das crianças com menos de 10 anos consideram ser gordo um fator negativo.

La Grosse Asso em debate sobre direitos das mulheres
“É essencial dialogar com aqueles que construirão o mundo de amanhã, mas também agir preventivamente para sensibilizar e combater o bullying escolar. Por isso, essas atividades são gratuitas”, comentam as idealizadoras da La Grosse Asso. Além disso, elas oferecem intervenções em ambientes corporativos, que são cobradas com uma taxa.
Moda ética plus size
A La Grosse Asso promove o ‘Salon de la mode grande taille éthique’ (“Desfile de moda ética plus size”, em tradução livre), projetado e organizado para pessoas com corpos fora do padrão no coração de Paris. O evento une moda, oficinas, apresentações artísticas e debates.
“Moda ética plus size é moda produzida de forma racional e de qualidade. Pessoas gordas têm poucas opções na hora de se vestir e só conseguem comprar fast fashion com materiais de baixa qualidade. Unir marcas éticas é uma forma de dizer ‘você também tem direito a uma moda responsável, que respeite o meio ambiente e o seu corpo’”, explica a jornalista.
A segunda edição do evento, realizada em junho deste ano, teve como foco marcas de roupas esportivas, moda autoral fabricada na França, vestidos de noiva, moda vintage e joias plus size. Reuniu mais de 25 expositores que ofereceram moda masculina e feminina plus size nos tamanhos 44 ao 72.
Registro do último ‘Salon de la mode grande taille éthique”
“O desfile ético plus size é um evento alegre, festivo e fashion para todos os gordos e seus aliados! A última edição foi um grande sucesso, com quase 3.000 pessoas presentes. Além da moda, houve bate-papos, a exibição de um curta-metragem sobre o corpo gordo e a sexualidade, apresentações de humoristas, e uma discotecagem da DJ Bárbara Butch para encerrar o dia”, relembra Aline.
Acompanhe as ações da La Grosse Asso através do site lagrosseasso.org e do perfil no Instagram.
