moda plus size latina

Plus size na Colômbia: conversamos com Laura Agudelo, idealizadora do Gorda Salon de Moda

Acreditamos que, tão importante quanto olhar para Europa e Estados Unidos para saber de tendências de moda e mercado plus size, é olhar para os países da América Latina, mais próximos geográfica e culturalmente do Brasil. Para saber um pouco mais sobre essa realidade, entrevistamos a colombiana Laura Agudelo, 50, criadora do blog La Pesada de Moda, que desde 2010 divulga informação sobre moda plus size e assuntos relacionados a corpos gordos.

Após nove anos, Laura criou o Gorda Salón de Moda Plus Size, evento que busca dar visibilidade para empreendedores colombianos que produzem tamanhos maiores. Sua ideia reforça a necessidade de dignidade e acessibilidade para pessoas gordas. E assim como Pop Plus, traz, além de moda, apresentações artísticas, debates e outras atrações.

Aqui ela conta um pouco como tudo começou:

REPRESENTATIVIDADE E ATIVISMO

A comunicadora explica que nem sempre foi gorda. “Fui engordar com 18, 20 anos e ainda mais depois dos 30”, conta. Foi então que começou a perceber que não encontrava mais roupas para seu corpo, além da dificuldade com numeração. “Descobri que os tamanhos não eram padronizados. Em uma marca eu tinha um tamanho; em outra, outro e em algumas; nenhum”.

moda plus size latina
Laura Agudelo – looks

Após colaborar com uma matéria para um dos jornais mais importantes da Colômbia, passou a falar sobre sua vivência para outros veículos de comunicação. Ao decidir que precisava de um espaço onde pudesse se expressar, criou o blog La Pesada de Moda. “Nunca pensei que faria ativismo, pois no começo eu só queria falar sobre um problema que tinha e como eu buscava resolvê-lo”, explica.

“Eu nunca aprendi que era uma pessoa gorda, assim como não aprendi que era uma mulher. O que eu sabia era que devia ter saúde, tempo, vontade. Eu simplesmente vivo e vou fazendo o melhor que posso”, conta.

EVENTO DE MODA PLUS SIZE

Apesar de não se ver como ativista desde o início da sua jornada, hoje Laura é uma grande representante da moda plus size latina. Depois da criação do seu blog, ela também criou um evento que reúne marcas colombianas plus size.

O GORDA – Salón de Moda Plus Size nasceu a partir da percepção de que ela sempre tinha roupas no armário e que, na maior parte das vezes, eram adquiridas em marcas colombianas. Decidiu proporcionar a outras mulheres a mesma experiência ao se vestir.

moda plus size latina
Fotos das edições do Gorda Salón de Moda Plus Size

“A consumidora [de moda] plus size é emocional, ela quer superar seus medos, inseguranças. O mercado cresce timidamente, mas é impressionante comparar com o que existia antes e ver essas mulheres arriscando a comprar algumas coisas”, explica a jornalista.

Laura é otimista:  “Parece promissor para que as garotas do futuro não passem pelo problema que passamos, pois hoje existe todo tipo de peças em tamanhos maiores”.

O evento, criado em 2019, começou com 5 marcas na sua primeira edição e já contou com dezessete na segunda. Mesmo não tendo ainda uma periodicidade definida, a perspectiva é que a próxima ocorra em março de 2023 (a mais recente foi em julho), com 25 marcas.

Assim como o Pop Plus, não é apenas uma feira de moda. O Salón também traz o Espaço Gorda, com agendas de debates e pautas sobre diversidade corporal. “O Gorda é um evento maravilhoso que não transforma apenas o estilo e a forma de se vestir, mas também a mente das pessoas”, se emociona.

LIDAR COM A GORDOFOBIA

“Existe gordofobia na Colômbia como em qualquer lugar do mundo e temos avançado em conquistar espaços, nos apropriado de termos que normalizamos por muitos anos”, explica a comunicadora. Ela aponta que até mesmo questionar a linguagem e a forma de se posicionar é importante, por vir de um país onde a violência é normalizada.

Para Laura, uma boa forma de combater a gordofobia é mostrando ao mundo que você está bem, em paz com o que tem e com o que é. “Uma pessoa que me insulta não muda, então prefiro mostrar que sou mais estilosa, divertida, inteligente sem ser violenta como ela”, explica.

“Prefiro usar esse método para mostrar que nós existimos e que temos necessidades que precisam ser respeitadas”, conclui Laura. Como conselho para brasileiras, ela sugere que fashionistas continuem seguindo umas as outras, para que cresçam juntas e sirvam de inspiração para outras mulheres e discutam questões como saúde mental devido ao corpo.

“Para brasileiras que não são fashionistas”, continua Laura, “eu diria que não existe prazer na vida para quando estejam magras, então é melhor aproveitar cada momento”.

Gostou? Conheça o trabalho da comunicadora e marcas plus size colombianas através do site gordasalondemoda.com ou Instagram instagram.com/lapesadademoda

Leia mais: post cinco influenciadoras latinoamericanas plus size para seguir.

Shorts e bermudas plus size Braços à mostra no verão Tendências da Semana de Moda de Milão 10 tendências diretamente das semanas de moda de Nova York e Londres Pop Plus #35: 15 looks de quem foi ao evento de moda plus size As peças queridinhas do público no Pop Plus #35 Casual plus size para curtir a primavera! Raio-X do estilo de Gabi Berri Calças plus size para todos os estilos e ocasiões Roupas esportivas para corpos gordos e curvilíneos