Marcas cariocas de moda plus size

Marcas cariocas de moda plus size que trazem frescor para São Paulo

Deixe de lado a rixa do “biscoito vs. bolacha” e as comparações entre sotaques. As marcas cariocas de moda plus size, com seu estilo descontraído e uso de tecidos leves e estampados, estão cada vez mais conquistando corações Brasil afora.

As empreendedoras Marina Vazquez (Nina Vazquez), Sylvia Cruz (Lólla Rio), Alessandra Dias (Sojoy), e Carol Vieira e Cris Dias (The Basic) são donas de marcas que estarão presentes no Pop Plus de setembro – edição primavera/verão. Elas contam que, apesar das diferenças, a moda carioca tem tudo para complementar e acrescentar ao estilo paulistano. E em especial, ao plus size, trazendo modelagens que trazem um novo ar para as peças, com cores alegres e vivas e favorecem o conforto.

DIFERENÇAS CULTURAIS

Ao contrário do estilo de moda carioca, o paulistano é visto como mais sério. “Costumamos falar que as paulistas tem um estilo mais formal, com tons mais escuros e uma pegada mais clássica”, observa Marina Vazquez.

O clima é um fator importante dessa característica: “Aqui a gente está sempre na beira da praia. Já São Paulo tem uma formalidade muito grande. Você vê uma mulher, de manhã, usando sapato scarpin, meia-calça, vestido e blazer. Você não vê isso aqui no Rio de Janeiro de jeito nenhum”, explica Sylvia Cruz.

Marcas de moda plus size cariocas
Sylvia e cliente, da marca Lólla Rio

Cris Dias nota que em São Paulo as peças vem com mais informações de moda, mais detalhes. “Costumo dizer que vocês se vestem melhor por questões climáticas. A gente se veste mais à vontade, e não carrega tanta informação por conta do calor”. E estar mais à vontade também proporciona a pessoas gordas muito mais segurança e mobilidade. “O que a gente mais preza para o nosso corpo é conforto. Sem pressão vinda da própria roupa, do tecido, da modelagem que não é feita pra gente”, completa.

POSICIONAMENTO NO MERCADO

Alessandra Dias, da Sojoy, conta que marca traz esse ar mais leve, fresco, e em sua produção não há diferença de valores de tamanhos do P ao G7. “Fui levada a atender o público plus size por conta da demanda. Comecei com moda praia e agora estamos nos dedicando à moda casual”. O incentivo para entrar nesse mercado veio pela família do namorado, que já trabalha com plus size masculino há 50 anos. “Sair do tamanho único me fez ter como missão deixar mulheres ainda mais lindas e confiantes”, reflete.

Marcas de moda plus size cariocas
Alessandra Dias, da marca Sojoy

Marina acredita que a aceitação de sua marca, Nina Vazquez, em São Paulo se deve justamente a esse frescor: “Nossa marca é muito bem recebida em São Paulo por ter esse DNA mais carioca, com modelos estampados, tecidos leves e modelagens bem feitas. Meu processo de criação é bem sensitivo, de olhar para as ruas e para as pessoas”.

Para Sylvia, da Lólla Rio, a conexão com São Paulo vem do nascimento. “Dizer que sou nascida no interior de São Paulo, mas tenho toda cultura carioca dá muita credibilidade para as clientes”.

No caso da The Basic, Cris e Carol acreditam que se a marca se apresenta como versátil, as apresentações nas cidades também são. “Quando a gente conversa com as clientes paulistas, a gente precisa se posicionar de uma forma diferente, mostrando que o básico carioca pode se encaixar no dia a dia delas”, contam.

CORES E GINGADO: CARIOCA COMO ESTILO

A nova coleção de Nina Vazquez leva o título CARIOCA e será lançada no Pop Plus. Para ela, “carioca é um estado de espírito: alguém que nasceu em qualquer cidade do mundo e enche de vida as ruas por onde passa. São mulheres livres. Nós nascemos para quebrar paradigmas e dar estilo e liberdade para nossas curvas.”

Marina, da Nina Vazquez

Trazer um olhar divertido para as peças também é uma característica marcante das marcas cariocas de moda plus size.

“Hoje em dia se faz moda para quem tem menos de 30 anos e menos de 60 quilos”, desabafa Sylvia. “Minha moda é all size, para mulheres maduras, aquelas que já saíram da universidade, que querem uma roupa para trabalhar. Esse público já não é mais querido pelas lojas e eu produzo moda colorida, uso berloques, bijuterias e tudo que for tendência, independente de tamanho”, completa.

“A gente quer que, a partir do básico, as mulheres possa brincar com a criatividade, versatilidade e leveza da roupa. Queremos estar arrumadas e confortáveis”, explicam Carol e Cris.

Conheça outras marcas cariocas de moda plus size que vao estar na próxima Edição do Pop Plus:


 

🔊Pop Plus # 31 – Primavera/Verão
Quando: 3 e 4 de setembro, sábado e domingo, das 11h às 20h
Onde: Club Homs – Av. Paulista, 735 (Metrô Brigadeiro – Linha Verde)
Quanto: ENTRADA GRATUITA (sem inscrição, evento de varejo)

Instagram/Twitter/Facebook: @popplusbr
YouTube/Pinterest: /popplus

💡 Idealização e curadoria: @cenapop
Produção: @artshineeventos
Arte: @barneditorial

12 cantoras gordas para conhecer e se apaixonar 9 inspirações plus size para o Halloween 9 peças que fizeram sucesso no Pop Plus de setembro Raio-X do estilo da cantora francesa Yseult Estilo Pop Plus: Looks plus size para se inspirar! Guia de Compras: Moda plus size para viver a primavera Guia de compras: as cores da primavera-verão Guia de Compras: Moda plus size para festivais de música 5 marcas inéditas no Pop Plus de setembro! Semana de Moda de Copenhage apresenta tendências para o verão 2025