maquiagem para iniciantes

Maquiagem para iniciantes: saiba como começar

Muitas pessoas tem dificuldade quando o assunto é beleza e maquiagem para iniciantes, seja por não saberem como começar ou por diversos tabus, como achar que não ficará bem se estiver maquiada, não saber usar cores, não entender sobre seu tipo de pele. Assim, ter uma referência de primeiros passos é importante. O que precisamos saber antes da maquiagem? Existe um produto obrigatório?

Para a maquiadora Élida Bastos, a maquiagem “me mudou em vários sentidos e acredito que ela ajuda nossa autoestima a aflorar”. Por isso, convidamos a profissional para dar algumas dicas de maquiagem para iniciantes. Élida, que começou na área de beleza como modelo de pele negra após dez anos como doceira, acredita que o importante é você fazer aquilo que vai se sentir bem. “Temos o poder de sermos quem quiser e a maquiagem está aí para aproveitarmos”, diz.

Cuidados com a autoimagem

Muitos dos tutoriais tem como base dizer para usar tons escuros para “afinar” rosto e nariz, mas para ela “não é assim que funciona, pode variar muito de pessoa para pessoa”. O importante é testar e manter aquilo que vai fazer você se sentir bem. Também é essencial acompanhar pessoas com as quais você se identifique, “Minhas referências são maquiadoras negras, então é essencial acompanhar e me inspirar nelas”.

“A maquiagem não vai esconder ou tirar alguma característica”, explica Élida, como pedem muitas mulheres, especialmente gordas. “Podemos apenas amenizar o que incomoda caso seja essa a vontade”.

Vale muito mais a pena investir em encontrar o tom correto dos produtos e os que se adaptem melhor ao tipo de maquiagem que você quer. “É lindo olhar no espelho e ver as possibilidades que podemos ter com a maquiagem”.

01. SKINCARE EM DIA

“Nunca deixe de fazer assepsia da pele, de cuidar”. Élida ensina que é importante que a rotina de cuidado com a pele esteja em dia, isso ajuda a obter o resultado desejado e a valorizar os produtos que você vai usar depois, além de preparar a pele para a maquiagem.

Existem diversos formatos de rotinas para cuidados com a pele, mas para iniciantes e para quem deseja criar o hábito, o ideal é focar em “limpar, hidratar e proteger”, ou seja: optar por um sabonete para a região do rosto que esteja de acordo com seu tipo de pele, que pode ser oleosa, seca ou mista, por exemplo, assim como um hidratante e protetor solar.

02. TESTE SEMPRE

“A primeira lição para quem quer iniciar na maquiagem é pesquisar os produtos corretos para seu tipo de pele e em seguida, testar”, explica Élida. Pesquise, veja o que é melhor para você e seu orçamento. Hoje em dia há diversas opções de marcas e valores.

Assim como para manter  uma rotina de cuidados com a pele, dermatologistas podem direcionar no entendimento do seu tipo de pele e opções de produtos que sejam ideais para você. Outros especialistas, como uma boa maquiadora, também podem auxiliá-la.

03. ORDEM DOS PRODUTOS

Se você quiser seguir uma ordem para a pele, o ideal é que seja essa:

  1. base
  2. corretivo
  3. pó translúcido,
  4. contorno
  5. iluminador

Depois vem sobrancelha e olhos, nessa ordem:

  1. sombra
  2. pigmento
  3. se gostar, glitter e/ou cílios postiços

E para finalizar, o batom. Mesmo assim, é preciso se atentar ao que você gosta. “Sempre falo para minhas alunas de automaquiagem que vou ensinar todos os passos, mas elas podem filtrar o que mais gostaram”, declara.

04. KIT BÁSICO

Produtos pré-maquiagem são parte necessária de um kit básico para qualquer pele, especialmente se tratando de maquiagem para iniciantes. “No meu caso, base, corretivo, rímel, lápis e batom, além de iluminador e cílios postiços, são o meu kit básico”, conta.

05. DEIXAR O MEDO DE LADO

O importante é não ter receios, tentar desconstruir os tabus que temos como o medo de “carregar demais” ou de usar cílios postiços, batom vermelho ou mesmo a ideia de recorrer a corretivos muito mais escuros para “corrigir” nossa aparência. “Precisamos usar o que nos faz bem, a maquiagem está aí para isso”, declara.

Para acompanhar o trabalho da maquiadora e saber mais sobre suas dicas e cursos, você pode segui-la no instagram Élida MakeUp.

Gostou das dicas? Lembra de como começou a se maquiar ou ainda quer começar? Conta pra gente!

Guia de Compras- vermelho carmim, a cor do inverno 2024 Raio-X do estilo de Castorine A comédia feminista da Babu Carreira Guia de Compras: Camisa branca de alfaiataria Modelo VITTU fala sobre seu retorno à música LollaBR: veja 13 looks marcantes 15 inspirações de looks plus size para festival Bombou no Pop Plus de outono! Moda íntima e esportiva plus size no Pop Plus Milano Fashion Week apresenta tendências outono/inverno