Por Ceci Oliveira
Que uma pessoa gorda incomoda muita gente, a gente já sabe. Imagina, então, várias pessoas gordas? É o que diz o Coletivo Pole Gordas ao idealizar o Gorda Fest, um festival de pole e dança que quer celebrar praticantes gordes de pole dance e outras modalidades de dança.
O Gorda Fest, evento que será transmitido online e ao vivo através do Youtube e TikTok do Coletivo, acontece no dia 06 de março, às 17h.
Apresentado pela humorista e escritora Babu Carreira, uma das precursoras no uso da tag #polegordas, que deu origem ao coletivo, o Gorda Fest tem como objetivo inspirar e incentivar a presença de pessoas gordas na dança.
A carioca Drea Costa, que criou o Coletivo em 2020, lembra que “o ambiente da dança, em geral, ainda é muito excludente com pessoas gordas. Com um festival focado no corpo gordo, esperamos inspirar outras pessoas gordas a se aventurarem na dança”
Uma das atrações com presença no evento é Alessandra Formighieri, dançarina apaixonada por pole dance old school e floorwork, que explora fluidez com batidas de cabelo e de salto. Além dela, Cecília Marcon, professora, coordenadora do Cursinho Popular Marielle Franco e praticante de aéreos circenses (tecido acrobático e lira) desde 2018.
O festival é pautado em exaltar beleza, técnica e habilidades de praticantes gordes de pole dance e outras danças, podendo ser um espaço que incentivem o autocuidado e amor próprio em mulheres que, muitas vezes, não se aceitam e não conseguem se encaixar. “Estamos tão acostumadas a sermos as poucas ou únicas pessoas gordas nos ambientes que frequentamos, que ter um espaço só nosso é algo muito importante. Como é no próprio Pop Plus!”, conta Drea.
Toda programação do festival e as iniciativas do Coletivo podem ser vistas no instagram. Acompanhe o Coletivo!