A luta antigordofobia existe há mais de 50 anos e por mais que a gente veja hoje em dia muitas pessoas falando sobre o tema na internet, é importante celebrar projetos reais que garantam dignidade para pessoas gordas. Conheça alguns:
Audiência pública na Câmara dos Deputados: Nesta sexta-feira (12) às 14h será realizada a primeira audiência pública na Câmara dos Deputados para tratar sobre a Gordofobia e seus impactos. Participam: Van Joda, Keit Lima e Alê Mujica.
Leis em Recife: Lei 18.831/202 institui o dia 10 de setembro como dia “Dia Municipal de Luta contra a Gordofobia”, Lei 18.832/2021 assegura às pessoas gordas carteiras escolares adequadas nas instituições de ensino do Recife, além garantir o ensino livre de práticas gordofóbicas.
Projeto de Lei n° 3461, de 2020: Ainda em tramiração, este PL de autoria do Senador Romário (PODEMOS/RJ), proíbe cobrança adicional de pessoas gordas em transportes e em eventos culturais e tipifica a discriminação nesses contextos.
Projeto de Lei n° 3526, de 2020: Também de autoria do Romário, obriga os estabelecimentos de saúde a disponibilizarem equipamentos médico-assistenciais adequados ao atendimento da pessoa gorda. Está em tramitação.
Projeto de Lei (PL) nº 303/19 em Salvador: assinado e publicado no Diário Oficial, a proposta idealizada pelo vereador Hélio Ferreira (PCdoB) garante o acesso de pessoas gordas pela porta de desembarque nos ônibus coletivos.
PL em Tocantins: de autoria do deputado estadual, Professor Júnior Geo (PROS), este PL quer assegurar tratamento adequado para mobilidade de pessoas gordas em unidades de saúde, rodoviárias ou aeroportos no Tocantins.
Projeto de Lei (PL) 4.804/2019: proposta da senadora Zenaide Maia (Pros-RN), altera a Lei de Acessibilidade e reserva 3% dos assentos de transportes coletivos para pessoas com deficiência ou gordas maiores.
Foto: Kalinca Maki