Loading...

Autocuidado: é importante cuidar de si, por dentro e por fora

Compartilhe!
2

Como você tem cuidado de si? “Autocuidado” tem sido uma palavra bastante usada, mas é muito importante garantir que cuidemos bem não apenas do nosso corpo, mas também de nossas mentes. De acordo com estimativas da OMS, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de Ansiedade no mundo e o quinto em casos de Depressão.

Vivemos um período de grande mudança com relação a nossos corpos e fomos em busca de soluções mais orgânicas e sustentáveis para a forma como enxergamos nossa saúde básica. Exemplo disso é nossa nova relação com a menstruação e com a nova forma como enxergamos a saúde mental.

Ainda assim o conceito de autocuidado não está bem definido. E mesmo que este seja um assunto mencionado repetidamente nas redes sociais (a hashtag #autocuidado já foi usada quase 300 mil vezes no Instagram, por exemplo), não está claro quais são as atitudes que efetivamente trazem bem-estar para o dia-a-dia de uma geração ansiosa, insone, que luta com a autoimagem e vive sob a pressão de um país em crise, com uma economia complicada.
No post de hoje daremos dicas sobre como você pode trazer o autocuidado para sua rotina:

Atividade Física

Autocuidado não está apenas nas coisas que gostamos de fazer. Praticar exercícios favorece o sono, o apetite, além de permitir que você tenha um bom funcionamento dos intestinos. Mas você não precisa encarar a academia, virar fitness ou a musa do crossfit. Passear com o cachorro, caminhar até o mercado, se alongar após acordar, cuidar do jardim, dançar muito com as amigas na balada e dispensar o elevador também são atividades físicas benéficas para o seu corpo. Maromba não é sinônimo de atividade física, o importante é mexer o corpo e evitar o sedentarismo total.

Se cuide

Está sentindo alguma dor? Teve uma gripe que nunca sarou completamente ou um cansaço que não passa? Está na hora de fazer um check-up. Nós sabemos que para pessoas gordas ir ao médico pode ser difícil, por causa da aflição de não receber o tratamento apropriado. Mas precisamos nos cuidar, manter nossos exames em dia, principalmente se tivermos uma rotina intensa.

Arrume a casa

Como já foi dito, autocuidado não está só nas coisas que gostamos de fazer. Ter a casa limpa faz bem para a saúde física e mental. E admita, tem coisa mais gostosa do que dormir em uma cama com lençóis limpos ou tomar café da manhã em uma cozinha arrumada?

Um mimo para você mesmo/a

Há quem diga que comprar uma roupa nova ou investir em skincare é mais autoindulgência do que autocuidado. Mas comprar algo que você vem cobiçando há algum tempo, ter uma roupa nova para ir trabalhar e experimentar formas diferentes de cuidar da sua pele traz uma sensação de conforto. É importante se olhar com um pouco mais de carinho e trazer alguns caprichos para essa rotina histérica que geralmente enfrentamos.

Esteja na companhia de pessoas que te inspiram

É importante ter ao seu redor pessoas que despertem o melhor de você e te inspirem a crescer e melhorar pelo exemplo, não aquelas que sempre te colocam pra baixo por razões bobas, ou te criticam sem motivo. Um bom convívio social é ferramenta indispensável para fortalecer a autoestima e te deixar bem.
Não se sinta culpado por praticar o autocuidado. É essencial que pense em suas próprias necessidades para se sentir feliz e satisfeito.

E venha garantir um coração quentinho, com looks lindos e muita inspiração no Pop Plus:

🔊 Pop Plus # 25
Quando: 15 e 16 de junho, 11h às 20h
Onde: Club Homs – Av. Paulista, 735 (Metrô Brigadeiro – Linha Verde)
Quanto: entrada gratuita (sem inscrição, evento de varejo)
Evento: https://www.facebook.com/events/993246867731113/

📲 Site: www.popplus.com.br