Loading...

É hora de brilhar! Veja dicas de maquiagem para o Carnaval

Compartilhe!
5

O Carnaval dá licença poética para que os amantes de maquiagem (ou de brilho) invistam em visuais elaborados e extravagantes. É nosso momento para soltar a imaginação e comprovar o fato de que a mágica da make é ela permitir sermos quem quisermos.

Nessa época até mesmo os mais discretos costumam ceder ao brilho e com isso surgem dilemas relacionados à maquiagem que muitas pessoas não enfrentam o resto do ano. Portanto, reuni dicas sobre produtos e técnicas para que até mesmo quem nunca pega em um pincel de maquiagem conseguir criar seu look e botar o bloco na rua com muito estilo!

Kit básico

Esse é um kit que contem algumas coisas que já são comuns no nécessaire de quem costuma se maquiar, além de algumas coisas que podem ser usadas para looks mais criativos:

  • Cola para cílios postiços (que pode ser útil para mais do que colar cílios)
  • Cílios postiços (você pode optar pelos básicos ou os mais elaborados, mais longos, coloridos, com plumas ou com glitter)
  • Primer para sombra/glitter
  • Glitter
  • Iluminador (para o rosto e para o corpo)
  • Gel para cabelo
  • Maquiagem colorida (você pode optar por pancakes, duo cakes, pigmentos, delineadores coloridos e até batons líquidos, tudo isso será útil na hora de criar um look divertido)
  • Cartelas adesivas, decalques, paetês e afins (todas essas coisas podem ser encontradas em armarinhos)

 

Dicas básicas

  • Filtro solar

Não importa como esteja o tempo, use filtro solar. Aliás, use filtro solar sempre! Você pode optar por um primer que tenha FPS na composição, assim você deixa a pele totalmente preparada em um só passo. Eu recomendo o Effaclar BB Blur da La Roche-Posay, ele deixará a pele mais uniforme, suavizará os poros, controlará a oleosidade e tem FPS 24+.

  • Spray fixador

Vai caprichar na make e quer que ela dure até o final da folia? Invista em um spray fixador, além de fazer a maquiagem durar mais ele também pode ressaltar aspectos como o brilho do seu iluminador ou ser usado para deixar as cores das suas sombras mais vivas e homogêneas.

  • Referências

Nessa época a internet está abarrotada de ideias para fantasias e maquiagens para o Carnaval, tire proveito disso e use referências diferentes para criar seu look. Ou escolha um tutorial que esteja de acordo com suas habilidades para seguir sem medo!

Thaiz Ohana – @thaizohana

Mel Soares – @relaxaaifofa

Renata Di Paula – @natadipaula

Para quem vai usar glitter

Se você vai usar glitter só nas pálpebras opte pelo primer para glitter. Ele é mais fácil de aplicar e mais confortável nas pálpebras, a duração também é excelente e é mais fácil para remover depois da festa.

Se você vai usar glitter em outras partes do rosto, opte pela cola para cílios pois vai ser mais fácil de fazer a aplicação e vai durar mais. Aplique a cola, deixe secar por alguns segundos e depois aplique o glitter. Não é necessário usar uma grande quantidade, apenas uma camada fina na região onde o glitter vai ser aplicado.

Se você quer aplicar glitter no corpo, use gel para cabelo como base. Aplique uma camada fina antes de aplicar o glitter e isso garantirá a fixação.

Para tirar todo esse glitter do rosto (e do corpo) use um demaquilante bifásico ou um óleo natural (como o de coco, por exemplo).

Se você não quer usar glitter no corpo todo, mas quer que ele brilhe muito, pode usar iluminadores em pó ou líquidos. E se não estiver afim de investir em um iluminador só para o Carnaval, procure pelos baratinhos. Você pode aplicar o iluminador em várias camadas com um pincel do tipo kabuki ou misturar o iluminador com seu hidratante e criar um iluminador líquido.

Iluminador Sunset Highlighter Dark – Ruby Rose Preço: R$20,60

Precauções

Parece óbvio mas nem todo mundo lembra que temos a opção de escolher produtos mais resistentes. Quando estiver na loja procure por produtos que oferecem maior fixação, à prova d’água e resistentes ao suor.

Se você gosta de uma base mais pesada, se joga. Mas com tanto senta, senta, senta, senta, senta e quica, vamos transpirar mais, logo nossos poros ficarão ainda mais bloqueados. Então uma base de cobertura leve, ou um hidratante com cor, seria o ideal para curtir a folia sem sua pele pagar o preço nas semanas seguintes.

Se você nunca usou cílios postiços procure por uma cola livre de látex. Muitas pessoas tem reações alérgicas com colas a base de látex. Na melhor das hipóteses seu olho ficaria lacrimejando muito e sua maquiagem estaria borrada antes mesmo de chegar no bloco. Na pior das hipóteses você teria uma alergia séria e acabaria no hospital. A cola sem látex é fácil de ser encontrada e geralmente essa informação está na frente da embalagem.

Ao usar glitter nas pálpebras ou ao redor dos olhos, certifique-se de que ele é feito especificamente para ser usado nessa área. Glitter de papelaria representa um risco sério para os olhos, podendo ser responsável por lesões sérias nas córneas e até infecções. Muitas das marcas mais acessíveis possuem glitters feitos para os olhos. A Vult tem uma infinidade de cores e em seu site afirma que o produto é seguro para olhos e rosto.

Se você optar pelo glitter ecológico, pergunte para a loja ou fabricante se os corantes são apropriados para usar na região dos olhos. Caso contrário você pode pelo menos considerar essa opção para o resto do rosto e para o corpo. Conheça aqui 13 marcas brasileiras que produzem bio-glitter

Veja nossas dicas para curtir o Carnaval com conforto e segurança