“Não é o meu corpo que precisa servir”; veja destaques do talk by Ashua na 39ª edição do Pop Plus

(*) por Nathalya Brandão

O Pop Plus foi mais uma vez  palco de conversas emocionantes e transformadoras com o talk sobre “Moda e Autoestima – Como e por que utilizar imagem e estilo como ferramenta de empoderamento”, realizado no dia 14 de setembro.

Em parceria com a Ashua, marca Curve e Plus Size das Lojas Renner S.A., o evento trouxe três vozes de grande relevância no cenário plus size brasileiro: as criadoras de conteúdo Ju Romano e Jéssica Lopes, e a designer da marca, Lethicia Fernandes, que atuou como mediadora.

“A Ashua se confirma com uma marca que está preocupada com o crescimento do mercado de plus size como um todo. Estão incentivando um evento como o Pop Plus, que, apesar do tamanho, ainda é independente. A gente fica muito feliz de ter o apoio de um grande grupo de moda do Brasil”, disse Flávia Durante, fundadora do Pop Plus, ao abrir o debate.

foto: Rafael Guirro

A conversa iniciou com uma pergunta sobre o ponto de virada que levou as influenciadoras a falarem sobre moda há anos atrás em suas redes sociais. Jéssica Lopes destacou que quando começou a compartilhar sua visão sobre o assunto, “as pessoas começaram a me ter como uma inspiração e aquilo ali plantou uma sementinha. A partir daí, eu fui construindo a minha própria autoestima e entendendo que eu tinha que promover esse movimento para que isso também acontecesse na vida de outras mulheres”.

Ju Romano, por sua vez, trouxe uma perspectiva de contestação. “Eu sou jornalista e quando comecei a trabalhar em revista feminina, era regra atrás de regra. Mas eu não me sentia errada”, explicou, ao recordar o momento em que percebeu a necessidade de criar um conteúdo que representasse quem ela realmente era. 

Questionadas sobre empoderamento, Jéssica Lopes ressaltou o sentimento de pertencimento que a moda plus size proporciona. Para ela, lojas como a Ashua representam uma mudança significativa para o cenário. “É surreal, porque foi algo que a gente nunca teve acesso ao longo da vida.”

“Em lojas como a Ashua, que tem tudo pensado para o nosso corpo, você sente fisicamente a liberdade ali”, declarou Ju Romano

foto: Rafael Guirro

Ao falar sobre redes sociais, a questão da gordofobia não ficou de fora. Jéssica e Ju concordaram sobre a importância de desmistificar alguns assuntos. “Até hoje, a palavra gorda tem um peso muito grande. O que a gente tenta fazer é desconstruir, tirar esse peso”, afirmou Jéssica. 

Ju complementou explicando que o caminho da informação nem sempre é fácil, mas é necessário. “Às vezes, a primeira vez que a pessoa entra em contato com aquele tema, ela recusa, mas ela vai ouvindo aquilo e, aos poucos, vai abraçando”, disse ao ressaltar que é necessário continuar as discussões sobre o tema,

Quando o assunto foi inspiração no início da carreira, Jéssica afirmou que era difícil encontrar referências, mas que, hoje, sua fonte de inspiração vem das mulheres que criam conteúdo na internet. Ju Romano compartilhou a importância da modelo Flúvia Lacerda em sua trajetória. “Ela era gorda, não era rica e trabalhava com moda. Eu falei: ‘essa mulher parece comigo’. E ela conseguiu!”, relembrou Ju, que sempre nadou contra as normas tradicionais da moda.

Para encerrar o talk, as influenciadoras comentaram sobre o aspecto desafiador de criar conteúdo. Ju Romano confessou que, em momentos de desânimo, são as mensagens de apoio das seguidoras que a fazem continuar. “Eu tô há 15 anos sendo levada e levando outras mulheres”, disse, destacando a força de sua comunidade.

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Ao compartilhar o sentimento de luta, Jéssica também falou sobre a importância de não desistir. “Esse combustível não só alavanca a minha vida, mas traz outras mulheres juntas. Essa é minha missão de vida, esse é o meu propósito e eu não vou desistir”, concluiu, emocionada.

Ainda durante a conversa, as convidadas compartilharam dicas valiosas:

  • Experimente e se dê o direito: Jéssica Lopes destacou a importância de não se limitar pela falta de roupas no seu tamanho. “Eu sempre convido a experimentar. Não é o meu corpo que precisa servir nessa roupa, é ela que foi feita pra servir em mim; e se a marca não tem o meu tamanho, ela não me merece como consumidora”, afirmou. 
  • Busque representatividade: Segundo Jéssica, buscar referências e inspirações em pessoas que se parecem com você é fundamental. “Isso traz um sopro de inspiração e de energia que é maravilhoso”. 
  • Autoconhecimento é chave: Ju também ressaltou que “descobrir o seu estilo com autoconhecimento ajuda muito. Entender o que você gosta ou não no seu corpo é um processo transformador”. 
  • Aceite que dias ruins fazem parte: Para Jéssica, a aceitação do corpo não é sobre se sentir sempre maravilhosa. “A gente precisa aceitar os dias que a gente não tá legal. Porque eles vão acontecer”. 
  • Desprenda-se do julgamento alheio: Para Ju Romano, é essencial não tentar se adequar às expectativas dos outros. “Não fique desconfortável para deixar o outro confortável”, aconselhou.

Foto: Rafael Guirro

O talk no Pop Plus com apoio da Ashua reafirmou, mais uma vez, a importância da moda como ferramenta de empoderamento e reforça a necessidade de espaços de acolhimento e representatividade para mulheres gordas. 

“O mercado plus size cresceu, evoluiu muito, ainda tem muito a evoluir, ainda tem muito a conquistar”, finalizou Lethicia Fernandes

Assista à conversa na íntegra 

(*) Nathalya Brandão é publicitária e produtora de conteúdo de Manaus

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