Se você procura looks que te representem e expressem alegria e vivacidade, precisa conhecer a Tiçámpê, marca do segmento plus size criada pela mineira Sandra Costa.
Advogada por formação, mas “casada com a moda” desde 2009, Sandra alimentou o sonho de ter sua própria marca por alguns anos. Em 2014, quando esteve pela primeira vez no Pop Plus, sentiu que “era a hora” e, em dezembro de 2020, tirou a Tiçámpê do papel!
Cheia de movimento e cores vibrantes, a Tiçámpê foi pensada para ser uma marca que tivesse a cara do Brasil e pudesse ser reconhecida como uma marca brasileira em qualquer lugar. A ideia das peças é que sejam lindas e confortáveis, como “um abraço no corpo gordo”.
O início
Em 2009, Sandra começou uma importadora de moda e passou a conhecer as necessidades do público gordo. Desde a sua última vez em Londres, em uma pré semana de moda, passou a desenhar algo que pudesse ser a cara do seu país e identificar quem usasse como brasileiro em qualquer lugar do mundo.
Significado de Tiçámpê
A Tiçámpê é idealizada como um “singelo abraço no corpo gordo“, segundo Sandra. O nome, que significa abraçar no idioma kayapó, foi muito importante para representar o momento em que vivemos: o descaso político com povos originários e, ao mesmo tempo, esse gesto que é tão brasileiro: abraçar.
Desafios do empreendedorismo plus size
Trabalhar como pequena empreendedora com a Tiçámpê é ter que sobreviver em meio ao consumo de fast fashion e de grandes empresas “que não tem o cuidado que nós, pequenos, temos em todo processo produtivo”.
A Tiçámpê preza pela “máxima utilização dos resíduos e, por aqui, os retalhos vão para ONGs de mulheres vítimas de violência doméstica e jovens aprendizes”. Além disso, uma das maiores alegrias de Sandra é justamente gerar renda com o que suportamente não teria mais finalidade comercial.
Ter sobrevivido ao primeiro ano de Tiçámpê em meio ao caos econômico e social também é sua maior conquista.
Os sonhos para a marca Tiçámpê
“Empreender é executar algo e esse é meu objetivo”. Para Sandra, o seu maior sonho é que cada vez mais a Tiçámpê abrace todas as pessoas. “Em breve seremos uma marca agênero, respeitando ao próximo e a nossa mãe Terra”.
Expectativa com o Pop Plus
Voltar ao Pop Plus, para a empreendedora, “significa uma possibilidade de maior visibilidade das pequenas marcas e, claro, aumento da nossa produção e adequação à realidade dos corpos, diante do contato com o nosso público. Nada supera o olho no olho”.
Nós concordamos! E você pode conhecer a Tiçámpê através e no Pop Plus!
Sigam o Instagram da marca: @use.ticampe
Sobre Pop Plus
O Pop Plus é uma feira de moda e cultura plus size que acontece quatro vezes por ano em São Paulo: março, junho, setembro e dezembro. Sua primeira edição foi em dezembro de 2012 com 6 expositores. Sua 26a. edição foi em setembro de 2019 com cerca de 100 expositores e um público de cerca de 12 mil visitantes. É hoje o maior evento de moda plus size da América Latina e um dos maiores do mundo.
Serviço:
Quando: 4 e 5 de dezembro das 11h às 20h
Onde: Club Homs – Av. Paulista, 735 (Metrô Brigadeiro – Linha Verde)
Quanto: ENTRADA GRATUITA
Evento no FB: https://www.facebook.com/events/4102163819906139
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Idealização e curadoria: Cena Pop Eventos Criativos
Produção: Art Shine Promoções e Eventos
Patrocínio: LYCRA Brasil