Loading...

Vozes femininas: nova rede surge para empoderar mulheres com deficiência

Compartilhe!
0

Você sabia que no Brasil, segundo o IBGE, aproximadamente 23,9% da população têm algum tipo de deficiência e que dentro desse número a maioria são mulheres? Mulheres que estudam, que trabalham, que querem construir suas famílias, viajar, viver sua vida plenamente. Mas será que elas conseguem?

Com o objetivo de encontrar, reunir e empoderar essas mulheres, que muitas vezes estão em situação de vulnerabilidade ou até mesmo “presas” em suas próprias casas, a Associação Brasil Saúde e Ação (BRASA) com o apoio do órgão Reabilitiation International (RI) criou o projeto Vozes Femininas – Uma rede de mulheres com deficiência no Brasil, que buscará criar e fortalecer essa comunidade feminina por meio de educação e formação. O programa será feito por meio de uma plataforma de educação à distância (EAD) junto com 7 encontros presenciais na cidade de São Paulo, que se iniciam em junho.

Esse é um programa de formação exclusivo para mulheres com deficiência, mães e cuidadoras não profissionais de pessoas com deficiência. Mulheres sem deficiência podem acompanhar e participar como voluntárias nas atividades. Homens, com e sem deficiência, podem acompanhar o projeto pelas redes sociais, pelo site e, eventualmente nos eventos presenciais.

“É importante que as informações sejam disseminadas para toda a sociedade, mas os momentos de troca são especialmente focados nas mulheres, mães e cuidadoras por tratar de questões muito íntimas, específicas e situações em comum” comenta Ana Rita de Paula, idealizadora e componente da equipe do projeto. Ana Rita é doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, ativista do movimento pelos direitos da pessoa com deficiência, foi pioneira em aprofundar as questões de gênero no universo de acessibilidade com sua tese de mestrado “Corpo e Deficiência, Espaços do Desejo. Reflexões sob(re) a Perspectiva Feminina”.

Para saber mais sobre o projeto acesse o site www.vozesfemininas.com.br e as redes https://facebook.com/projetovozesfemininas e  https://instagram.com/projetovozesfemininas.

Serviço

Sobre a BRASA: é uma organização da sociedade civil que promove ações orientadas ao desenvolvimento sustentável da população – especialmente às pessoas atingidas pela hanseníase, às pessoas com deficiência e aos grupos ou faixas da população que vivem situações de vulnerabilidade social – por meio da implementação de programas específicos de saúde e ação social.

BRASA foi instituída no Brasil em 2013 para dar continuidade às atividades desenvolvidas no Brasil desde 1961 pela AIFO – Associação Italiana Amigos de Raoul Follereau, organização italiana para a cooperação internacional nas áreas social e de saúde.

https://brasa.org.br/

Sobre a RI: é uma organização e rede global que capacita pessoas com deficiências e fornece soluções sustentáveis para alcançar uma sociedade mais inclusiva para elas. Parceira oficial da ONU, UNICEF, UNESCO, Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Mundial do Trabalho (OMT) E Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)

http://www.riglobal.org/

Mais informações:

contato@vozesfemininas.com.br
www.vozesmfemininas.com.br
www.facebook.com/projetovozesfemininas
www.instagram.com/projetovozesfemininas
www.brasa.org.br