Sobre o Festival
Sobre o Festival
O Pop Plus é uma feira de moda e cultura plus size que acontece quatro vezes por ano em São Paulo. Na essência do Pop Plus estão a moda como identidade e dignidade por meio de discussões e luta por mais direitos, diversidade, representatividade, fomento ao empreendedorismo feminino e familiar, fortalecimento da autoestima e o respeito ao próximo.
Entre dezembro de 2012 e fevereiro de 2020 foram produzidas 27 edições completas, além das mini edições temáticas de Moda Praia, Brechós, Ponta de Estoque (em regiões periféricas como Campo Limpo e Guaianases, com peças no valor máximo de 30 Reais). Somente em 2019 o Pop Plus levou cerca de 80 mil pessoas aos seus eventos.
Além da geração de renda para os expositores, o Pop Plus é também um espaço de geração de emprego: em média cada edição contrata 30 profissionais entre produtores, técnicos, pessoal de limpeza, seguranças. Além de montadores e vendedores que são contratados pelos lojistas expositores.
Com o crescimento da feira, ela começou a realizar debates, apresentações de dança, DJs, drag queens, performances e shows musicais, sempre com artistas gordos que muitas vezes são excluídos do meio artístico também.
A feira impacta não somente o público, que se viu por décadas excluído do mundo da moda, como também os empreendedores que apostaram no potencial desse mercado.
A maioria absoluta das marcas participantes foi criada por mulheres e são administradas pelas próprias, geralmente com apoio presencial de suas famílias em várias funções, que encontraram no evento uma forma de complemento de renda ou sustento.
Em 2020 foi realizado um evento de Verão no pré-Carnaval, que contou com a presença de cerca de 2 mil pessoas. As demais edições de 2020 não aconteceram por conta da pandemia de Covid-19.
O Festival Pop Plus 2021 terá 3 dias de duração e uma programação diversa com expositores de Moda, rodas de conversa de Economia Criativa e inclusão, apresentações musicais, performances de Dança, e DJs.
Desta forma, com o evento online, esperamos compensar parcialmente a falta dos eventos presenciais – prestigiando pequenas marcas, pessoas artistas, debatedoras e divulgadoras de conhecimento; para manter viva a chama da inclusão da pessoa gorda na moda, na arte, na cultura, nas demandas da nossa sociedade como um todo.
Dúvidas
1- O que é o FESTIVAL POP PLUS?
O Pop Plus é uma feira de moda e cultura plus size que acontece quatro vezes por ano em São Paulo, desde 2012. Na essência do evento estão a moda como identidade e dignidade por meio de discussões e luta por mais direitos, diversidade, representatividade, fomento ao empreendedorismo feminino e familiar, fortalecimento da autoestima e o respeito ao próximo.
Além da geração de renda para os expositores, o Pop Plus é também um espaço de geração de emprego. Desde Março de 2020 as edições presenciais não acontecem por conta da pandemia de Covid-19.
Graças ao ProaC Lab (Lei Aldir Blanc), o Pop Plus conta com recursos para realizar essa versão na internet, procurando gerar novas oportunidades para pequenas empreendedoras, artistas e debatedoras das mais variadas especialidades.
2- Onde e quando ele vai acontecer?
O FESTIVAL POP PLUS vai acontecer nos dias 9, 10 e 11 de Abril de 2021, das 10h30 às 21h, com vídeos disponíveis aqui mesmo no popplus.com.br/festival2021.
3- Posso assistir pelo meu celular ou TV?
Sim, você pode assistir em qualquer aparelho que se conecte à internet, inclusive na sua televisão, se ela for uma smarTV ou se você conectar seu computador a ela.
4- Precisa comprar ingresso?
Não, o evento é totalmente gratuito e aberto para todo o Brasil e o mundo.
5- Vai ter feira de marcas?
Sim, teremos 9 marcas, com vídeos exibidos nos três dias de evento, e inaugurando nossa Vitrine – que não será uma loja, mas um showroom para você conhecer algumas das principais marcas do universo plus size brasileiro, que são em geral pequenas produtoras comandadas por mulheres e que podem se beneficiar de mais divulgação nesse momento delicado.
6- Quem são as pessoas artistas que vão se apresentar?
Teremos pessoas dançarinas, cantoras, esportistas, DJs e drags. Nomes como Preta Rara, Miss Draga, Shey Guess, Rap Plus Size, Aizarte e vários outros. Você pode conhecer todos os nomes em nossa página de Atrações, e prestigiar as apresentações incríveis de artistas que estão tendo uma nova oportunidade de mostrar seu trabalho de forma remunerada.
7- Como se inscrever nas oficinas? Elas são pagas?
As oficinas são totalmente gratuitas, e vão acontecer em links exclusivos e fechados! |
Atenção: as vagas são limitadas. Você pode se inscrever por meio de um dos formulários: Yoga Para Todos com Vanessa Joda (dia 9/4), Oficina Gostosa com Daylane Cerqueira (dia 10/4) e Dance For Plus com Julia Del Bianco (dia 11/4).
8- Vai ser tudo ao vivo?
Grande parte das atrações do Festival já foram gravadas para garantirmos a qualidade de som, imagem e conexão. Assim buscamos a maior qualidade possível para você ter um conteúdo sem problemas técnicos. Você poderá comentar na transmissão ao vivo e interagir com todo o público em um chat.
9- Como serão os debates?
Teremos um debate por dia, com uma pessoa mediando e três pessoas debatendo temas bastante pertinentes: Direitos da Pessoa Gorda (dia 9/4), O corpo gordo na arte e na cultura pop (dia 10/4) e O futuro da moda (dia 11/4).
Não é preciso se inscrever, apenas acessar a transmissão no horário certo. Veja os horários aqui.
10- Se eu perder alguma apresentação, posso ver depois?
Sim! A transmissão inicial será feita de forma contínua; caso você entre na metade dela, já não poderá ver desde o começo. Porém, algum tempo após o término do festival, vamos disponibilizar os vídeos de cada atração.
11- Sou uma pessoa surda / deficiente visual, consigo ter acesso à programação?
Sim! Os vídeos terão audiodescrição para cegos e intérpretes de Linguagem de Sinais.
Essa adaptação foi feita pela equipe da Sondery, que também garantiu que o site do festival fosse adaptado de acordo com as normas-padrão de acessibilidade.
12- O Pop Plus Festival é só para pessoas gordas?
O FESTIVAL POP PLUS é para todas as pessoas. Queremos dar visibilidade para artistas gordas e gordos, democratizar a moda plus size e facilitar o acesso a ela para de qualquer um, buscando fazer com que as pessoas tenham cada vez mais respeito e dignidade por meio de oportunidades iguais.
13- Como o evento foi feito nesses tempos de pandemia?
Os trechos exibidos no palco foram gravados em um estúdio antes da recente nova fase de isolamento mais restrito, com todas as precauções de segurança – inclusive com testagem profissional para Covid-19 de absolutamente todas as pessoas participantes, tanto atrações convidadas como quem trabalhou nos bastidores – nesse caso sempre de máscara.
14- Não vai ter Pop Plus presencial?
O FESTIVAL POP PLUS será 100% online. Infelizmente ainda não estamos em uma situação de segurança sanitária para que voltem os eventos presenciais. Estamos com muita vontade de voltar com o Pop Plus completo, presencial e ao vivo, assim como nosso público e todas as pessoas envolvidas na produção. Mas isso só será possível quando a situação melhorar e houver protocolo oficial dos governos municipal e estadual para que os eventos de médio e grande porte voltem a acontecer. Se cuide, use máscara, saia de casa somente em casos de muita necessidade e mantenha a distância social; assim nos veremos em breve com muita saúde e alegria!
Na Mídia
Revista Ana Maria: Protagonismo Plus Size: saiba o que acontece neste universo em tempo real
Leia mais
Equipe
Conheça o time
FLÁVIA DURANTE - CRIAÇÃO, CURADORIA, PRODUÇÃO ARTÍSTICA E APRESENTAÇÃO
JULIETA REGAZZONI e CÁSSIA SANDOVAL - PRODUÇÃO EXECUTIVA
HECTOR LIMA - EDIÇÃO DE CONTEÚDO
NICOLE DUARTE - REDAÇÃO DE CONTEÚDO
GIOVANA BARIA - ASSESSORIA DE IMPRENSA
ISABELLA SARKIS - DIREÇÃO DE ARTE E DESIGN
CAMILA GRAY - ILUSTRAÇÃO
MARIA TERESA GOMES - PRODUÇÃO DE PALCO
SONDERY - ACESSIBILIDADE
ESTÚDIO ESPAÇO SOM - CAPTAÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEO
AGÊNCIA PORAN - DESENVOLVIMENTO WEB
GUI EMME & RAFA MARTÍN - CENOGRAFIA