Atrações

Debate – O corpo gordo na arte e na cultura pop

Debates

Dia 10/4 • 17h - 18h

Participantes: Drika Lucena; Nadya Gushiken; Agnes Arruda e Gui Venício
Mediação: Ju Romano

Ju Romano

Ju Romano é criadora de conteúdo digital, jornalista e defensora da liberdade da gente ser como e o que quiser. Mantém desde 2008 seu blog, juromano.com e compartilha em todas as redes sociais dicas de moda e lifestyle para mulheres que estão cansadas de seguir padrões.
https://www.instagram.com/ju_romano/

 

 

 

Adriana Vieira Lucena

Drika Lucena é artista plástica e publicitária de formação e professora universitária por vocação.
No magistério superior há 20 anos leciona História da Arte, Cultura Brasileira, Linguagem Visual, Estética, Produção de Arte, Criatividade e Inovação, Design e Meio Ambiente e Cool Hunter.
Pós-graduada em Criação Visual e Multimídia, atua em produções audiovisuais como diretora de Arte. Com vasta experiência em figurinos, maquiagem de efeitos e cenografia sustentável, ministra palestras e oficinas para iniciantes e profissionais. Estudiosa em Estética e história das
festas de cultura popular como Carnaval, Reisados, Quadrilhas Juninas e Maracatu, presta consultoria e faz presença em eventos culturais de grande porte como julgadora e comentarista.
Por 10 anos foi redatora publicitária e escreveu colunas em revistas e jornais especializados.
https://www.instagram.com/_drika_lucena/

Nadya Gushiken

Nadya Gushiken é mulher amarela, nipo okinawana brasileira biracial, diagramadora, projetista, atualmente graduanda em Letras pela Universidade de São Paulo, possui vivências como estagiária cultural no jApão e em Okinawa e atua em projetos culturais e voluntariado dentro da
comunidade nipo brasileira. Ativista em grupos de discussão acerca de estudos sobre aspectos que tangem os processos das construções das identidades leste asiáticas diaspóricas dos imigrantes e seus descendentes no Ocidente, participa ativamente de coletivos como o Brasilidades Asiáticas e o Perigo Amarelo, assim como também em grupos do feminismo inter seccional asiático brasileiro como a Plataforma Lótus.
https://www.instagram.com/champloo.gurl/

Agnes Arruda

Agnes Arruda é Jornalista e também mestre e doutora em Comunicação. Professora universitária há mais de 10 anos, sempre soube que era tratada diferente por causa do tamanho do seu corpo… Mas sempre se culpou por isso. O mundo passou a ser outro, no entanto, quando soube
nomear a #gordofobia. Em 2019 defendeu a tese “O PESO E A MÍDIA: uma autoetnografia da gordofobia sob o olhar da complexidade”, na qual mostra o quanto os meios hegemônicos de comunicação têm responsabilidade no comportamento gordofóbico da sociedade. A tese foi editada em livro pela Alameda Casa Editorial. No projeto #TamanhoGrande, democratiza o conteúdo da pesquisa com vídeos no YouTube, podcast e Instagram (@tamanhoggrande).
Atualmente desenvolve projetos independentes de pesquisa e divulgação científica.
https://www.instagram.com/tamanhoggrande/
https://linktr.ee/arrudaagnes

Gui Venício

Gui Venicio é digital creator e trabalha como analista funcional no setor de tecnologia. Começou em 2017 a mostrar mais a sua vivência como pessoa negra, gorda, gay e queer através das redes sociais, compartilhando também informações importantes sobre racismo, homofobia e gordofobia.
Em 2019, utilizou seu espaço para falar mais sobre música, trazendo um programa semanal no instagram, onde apresentava os últimos lançamentos e os seguidores podiam interagir e indicar outros artistas. Conquistando mais visibilidade nesse meio, teve a oportunidade de participar do elenco do clipe de “A Caminhada”, da Gloria Groove, e “Fogo”, da Karin Hills. Atualmente, pelo instagram, Gui está produzindo conteúdo sobre games e realizando a 4ª temporada do seu game Ursaringue, onde os seus seguidores participam de batalhas musicais.
https://www.instagram.com/ursapwr/

 

 

Dia 10/4 • 17h - 18h

Ver todas as atrações