CULTURA POP

O corpo gordo na história da arte

Por Cecilia Oliveira

Foto:  Divulgação da exposição de Eliana Kertész

O que entendemos como belo é uma construção social, e para entender como a imagem do corpo gordo foi construída ao longo da história da Arte, entrevistamos a pesquisadora Drika Lucena.

Foto: Fernanda Magalhães - In ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira.

Drika Lucena é professora universitária nos cursos de Comunicação e Moda, é publicitária, pós-graduada em Criação Visual e Multimídia, artista plástica e pesquisadora da História da Arte.

O corpo gordo aparece na história da Arte, mas não de uma forma significativa. A representação masculina está comumente atrelada à fartura e ascensão social.

Corpo gordo feminino x corpo gordo masculino na história da arte

Retrato de Henrique VIII por Hans Holbein, o Jovem

Já a representação feminina em alguns períodos denotava em sua representação um corpo fértil ou hábil para a maternidade.

Corpo gordo feminino x corpo gordo masculino na história da arte

Vênus de Milo

Considerada por alguns estudiosos como uma das primeiras esculturas da história da Humanidade, traz a representação de um corpo gordo feminino visto como divino e relacionado à procriação.

Vênus de Willendorf

Vênus de Willendorf. Foto: Museu de História Natural de Viena/AFP

Em alguns períodos foi retratado relacionado à nobreza, em outros à questão da maternidade, não sendo uma representação crítica, mas sim um recorte daquela sociedade.

Uma visão geral da representação do corpo gordo na história da Arte

 Marquesa de Abrantes por Ferdinand Krumholz. Museu Histórico Nacional

Na contemporaneidade, essa figura passa a ter um papel questionador, ou uma figura com forma e imagem que fazem parte da Natureza.

Uma visão geral da representação do corpo gordo na história da arte

Monalisa por Fernando Botero Angulo

A visão do corpo feminino foi forjada por homens, e obviamente isso está relacionado a questões de dominação, além de questões patriarcais e ao Machismo estrutural que vivemos até hoje.

A construção do corpo feminino sob um olhar masculino

Autoretrato de Rembrandt, um dos pintores do Barroco europeu.

Temos alguns nomes importantes construindo novas imagens do corpo gordo, como Fernanda Magalhães, Evelyn Queiroz e Eliana Kértesz..

A representação do corpo gordo na Arte no contexto atual

Foto: Evelyn Queiróz - Reprodução - ELLE

"Eu particularmente acredito que através da arte há uma possibilidade desse corpo gordo ser visto de uma maneira não agressiva"

— Drika Lucena