Bem estar

Nutricionistas que podem ajudar você a ficar de bem com a alimentação

Por Cecília Oliveira

Foto: Lukas/ Pexels

Foto: Shvets/ Pexels

Durante muito tempo a atuação do nutricionista esteve atrelado apenas ao emagrecimento. Hoje, muitos profissionais estão mudando a sua abordagem e focando na qualidade de vida e bem estar para além de um número na balança. Conheça alguns nomes:

Foto: Arquivo pessoal

Jamile Silva (BA) - Especialista em Nutrição Clínica Funcional, pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional e Saúde Pública pela Faculdade Sudoese (UNIGRAD). Trabalha uma abordagem comportamental, para promoção de relação consciente com a comida e sem dietas restritivas.

“O terrorismo nutricional tem feito uma demonização da comida assustadora e precisamos entender que com consciência podemos comer de tudo sem temer”

—Jamile Silva

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

Júlia Criscoullo Romano (MG) -  Trabalha com nutrição gentil, focando na alimentação saudável sem o peso das dietas restritivas.

“Não é sobre se controlar ou se reprimir, é sobre ter autonomia e autoconhecimento! Comer com prazer não é errado, é lógico!”

—Júlia Criscoullo Romano

Foto: Arquivo pessoal

Caroline Barthô (SP) - Especialista em Transtornos Alimentares - IPq/USP, ajuda seus pacientes e seguidores a se libertar das dietas e fazer as pzes com a comida.

Foto: Arquivo pessoal

"A estigmatização do corpo gordo como "não saudável" faz com que a pessoa que emagreceu vire um exemplo de saúde e bem-estar”.

— Caroline Barthô

Foto: Arquivo ´pessoal 

Mab Boaventura (BA)- Pós- graduada em Comportamento Alimentar e Mestranda - NEPAC/ UFBA.

“Mais que um lugar, convido a pensar o seu corpo como uma experiência. Um grande e imenso órgão do SENTIR”.

- Mab Boaventura

Isabela Mota (RJ) - Pós- graduada em Comportamento Alimntar e pós-graduanda em Saúde da Mulher.

“Na minha construção profissional pensar em uma nutrição que volte as raízes, que pense em alimentos e não somente em nutrientes, me fez entender um pouco do valor e as simbologias que existem na comida e através dela.”

— Isabela Mota

Foto: Arquivo ´pessoal 

Pabyle Flauzino (CE) - Pós-Graduada em Comportamento Alimentar, Mestra em Nutrição e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará, (Des)Constrói uma nutrição política e sem dietas.

Foto: Arquivo pessoal

"Não me formei profissional de saúde para lucrar com a vergonha de ninguém por seu próprio corpo"

— Pabyle Flauzino

Foto: Arquivo pessoal 

Cezar Vicente Jr (SP)  - Especialista em Transtornos Alimentares, Co-autor livro Nutrição Comportamental e voluntário no Ambulim do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Foto: Arquivo pessoal

“Você pode estar perdide nesse grande rolê de não fazer dieta, e é complicado mesmo, pois somos ensinades que a dieta colada na geladeira é a única esperança de comer bem. Mas não é.”

Cezar Vicente Jr

Foto: Arquivo ´pessoal 

Fernanda Imamura (SP) – Com aprimoramento em Transtornos Alimentares no Ambulim, IPq- HCFMUSP, é uma nutricionista apaixonada por comida, que tem como objetivo auxiliar as pessoas a se libertarem das dietas restritivas.

Foto: Arquivo pessoal

“A alimentação saudável é aquela que cabe no nosso contexto e que respeita a nossa rotina. A alimentação da influencer que você vê no instagram e que faça chuva ou faça sol tá ali igualzinha, sem nenhuma dificuldade e que não tem nenhum imprevisto não é sinônimo de alimentação saudável”.

Fernanda Imamura

Quer mais dicas de bem-estar?