Bem estar
Por Cecília Oliveira
Foto: Pabyle Flauzino
Foto: Shvets/ Pexels
Durante muito tempo a atuação do nutricionista esteve atrelado apenas ao emagrecimento. Hoje, muitos profissionais estão mudando a sua abordagem e focando na qualidade de vida e bem estar para além de um número na balança. Conheça alguns nomes:
Foto: Arquivo pessoal
Jamile Silva (BA) - Especialista em Nutrição Clínica Funcional, pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional e Saúde Pública pela Faculdade Sudoese (UNIGRAD). Trabalha uma abordagem comportamental, para promoção de relação consciente com a comida e sem dietas restritivas.
“O terrorismo nutricional tem feito uma demonização da comida assustadora e precisamos entender que com consciência podemos comer de tudo sem temer”
—Jamile Silva
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
Júlia Criscoullo Romano (MG) - Trabalha com nutrição gentil, focando na alimentação saudável sem o peso das dietas restritivas.
“Não é sobre se controlar ou se reprimir, é sobre ter autonomia e autoconhecimento! Comer com prazer não é errado, é lógico!”
—Júlia Criscoullo Romano
Foto: Arquivo pessoal
Caroline Barthô (SP) - Especialista em Transtornos Alimentares - IPq/USP, ajuda seus pacientes e seguidores a se libertar das dietas e fazer as pzes com a comida.
Foto: Arquivo pessoal
"A estigmatização do corpo gordo como "não saudável" faz com que a pessoa que emagreceu vire um exemplo de saúde e bem-estar”.
— Caroline Barthô
Foto: Arquivo ´pessoal
Mab Boaventura (BA)- Pós- graduada em Comportamento Alimentar e Mestranda - NEPAC/ UFBA.
“Mais que um lugar, convido a pensar o seu corpo como uma experiência. Um grande e imenso órgão do SENTIR”.
- Mab Boaventura
Isabela Mota (RJ) - Pós- graduada em Comportamento Alimntar e pós-graduanda em Saúde da Mulher.
“Na minha construção profissional pensar em uma nutrição que volte as raízes, que pense em alimentos e não somente em nutrientes, me fez entender um pouco do valor e as simbologias que existem na comida e através dela.”
— Isabela Mota
Foto: Arquivo ´pessoal
Pabyle Flauzino (CE) - Pós-Graduada em Comportamento Alimentar, Mestra em Nutrição e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará, (Des)Constrói uma nutrição política e sem dietas.
Foto: Arquivo pessoal
"Não me formei profissional de saúde para lucrar com a vergonha de ninguém por seu próprio corpo"
— Pabyle Flauzino
Foto: Arquivo pessoal
Cezar Vicente Jr (SP) - Especialista em Transtornos Alimentares, Co-autor livro Nutrição Comportamental e voluntário no Ambulim do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Foto: Arquivo pessoal
“Você pode estar perdide nesse grande rolê de não fazer dieta, e é complicado mesmo, pois somos ensinades que a dieta colada na geladeira é a única esperança de comer bem. Mas não é.”
— Cezar Vicente Jr
Foto: Arquivo ´pessoal
Fernanda Imamura (SP) – Com aprimoramento em Transtornos Alimentares no Ambulim, IPq- HCFMUSP, é uma nutricionista apaixonada por comida, que tem como objetivo auxiliar as pessoas a se libertarem das dietas restritivas.
Foto: Arquivo pessoal
“A alimentação saudável é aquela que cabe no nosso contexto e que respeita a nossa rotina. A alimentação da influencer que você vê no instagram e que faça chuva ou faça sol tá ali igualzinha, sem nenhuma dificuldade e que não tem nenhum imprevisto não é sinônimo de alimentação saudável”.
— Fernanda Imamura