Literatura

Liv Strömquist e suas HQs feministas

Por Cecília Oliveira

Talvez você nunca tenha ouvido falar em Liv Strömquist. Ela nasceu em 1978 na cidade de Lund, no sul da Suécia. Além de quadrinista, Liv é cientista política, e teve livros publicados em mais de 5 países. Suas histórias se destacam pelo conteúdo feminista. Hoje vamos mostrar algumas que você precisa conhecer.

Cem por centro gordura - sua primeira publicação traz uma coleção de desenhos animados feministas, com caricaturas políticas  que questionam o capitalismo e a estrutura machista da sociedade que nos cerca com diálogos inteligentes e citações filosóficas.

Drift - desenvolvida em parceria com Jan Bielecki Drift é inspirada no estilo de arte característico de propagandas dos anos 50, nesta série. Nesta publicação, os papéis de gênero são invertidos, e o homem é colocado numa posição hipersexualizada.

A origem do mundo - considerado um dos best-sellers do nosso selo de quadrinhos, esta publicação de 2014, analisa as formas de controle e opressão da sexualidade feminina ao longo da história.

A Rosa Mais Vermelha Desabrocha - sua mais recente publicação investiga os relacionamentos amorosos contemporâneos, mostrando como o amor está cada vez mais ligado à uma lógica de consumo.

Quer saber mais sobre cultura pop?

Acesse o blog do pop pluS