LIFESTYLE

Iniciativas de ativismo gordo que saíram da internet e foram para a vida real

Por Cecilia Oliveira

Foto: Olhar de Paulina

A luta antigordofobia existe há mais de 50 anos e por mais que a gente veja hoje muitas pessoas falando sobre o tema na internet,  é importante celebrar projetos reais que garantam dignidade para pessoas gordas. Conheça alguns:

Audiência pública na Câmara dos Deputados: Nesta sexta-feira (12) às 14h será realizada a primeira audiência pública na Câmara dos Deputados para tratar sobre a Gordofobia e seus impactos. Participam: Van Joda, Keit Lima e Alê Mujica.

Foto:  Kalinca Maki

Foto:  Sol Pulquério/PCR

Leis em Recife: Lei 18.831/202  institui o dia 10 de setembro como dia “Dia Municipal de Luta contra a Gordofobia”, Lei 18.832/2021 assegura às pessoas gordas carteiras escolares adequadas nas instituições de ensino do Recife, além garantir o ensino livre de práticas gordofóbicas.

Projeto de Lei n° 3461, de 2020: Ainda em tramiração, este PL de autoria do Senador Romário (PODEMOS/RJ), proíbe cobrança adicional de pessoas gordas em transportes e em eventos culturais e tipifica a discriminação nesses contextos.

Foto:  Romario.org

Projeto de Lei n° 3526, de 2020: Também de autoria do Romário, obriga os estabelecimentos de saúde a disponibilizarem equipamentos médico-assistenciais adequados ao atendimento da pessoa gorda. Está em tramitação.

Foto:  Medfarmrs

Projeto de Lei (PL) nº 303/19 em Salvador: assinado e publicado no Diário Oficial, a proposta idealizada pelo vereador Hélio Ferreira (PCdoB) garante o acesso de pessoas gordas pela porta de desembarque nos ônibus coletivos.

Foto:  ASCOM CMS

PL em Tocantins: de autoria do deputado estadual, Professor Júnior Geo (PROS), este PL quer assegurar tratamento adequado para mobilidade de pessoas gordas  em unidades de saúde, rodoviárias ou aeroportos no Tocantins.

Foto:  Talita Gregório

Projeto de Lei (PL) 4.804/2019: proposta da  senadora Zenaide Maia (Pros-RN), altera a Lei de Acessibilidade e reserva 3% dos assentos de transportes coletivos para pessoas com deficiência ou gordas maiores.

Foto:  Agência Câmara