Por Cecília Oliveira
Fotos: Ju Queiroz
O Coletivo Lute como uma Gorda, composto pela fotógrafa Ju Queiroz e pela performer ativista gorda Malu Jimenez, lançou recentemente a exposição virtual “Sobras” que fala sobre gordofobia, lixo e meio-ambiente.
O ensaio-manifesto busca dar visibilidade à grande quantidade de lixo gerado nos dias de maior movimento na Chapada dos Guimarães, localizada no estado do Mato Grosso..
Ambas as idealizadoras do projeto são moradoras da cidade e convivem diretamente com os impactos causados pelo turismo desenfreado na região.
“Trazemos para a cena o corpo gordo nu feminino e o lixo, ambos invisibilizados para levantar a questão sobre o porquê escondemos e ignoramos nossas sobras”, comentam as artistas.
“A exposição mostra que precisamos ver o que tentam esconder, para tomar consciência do impacto que causamos no planeta e para as pessoas que estão à margem", completam as artistas.
A exposição conta com mais de 20 fotos, além de acessibilidade comunicacional através da descrição das fotos em texto alternativo e segue online até o dia 15 de fevereiro.