Por Cecília Oliveira
Foto: Agnes Arruda
Para além de um preconceito contra as pessoas gordas, a gordofobia é uma violência estrutural que nega direitos, desumaniza e negligencia o lugar das pessoas gordas na sociedade.
Para você que quer ser aliade na luta antigordofobia, ou quer entender mais sobre os estigmas atrelados as corpos gordes -, separamos cinco livros para entender de vez o que é gordofobia.
"O peso e a mídia: as faces da Gordofobia", de Agnes Arruda - O livro fala sobre as raízes de uma sociedade gordofóbica ao longo do processo histórico da mutilação do feminino.
Mais detalhes do livro aqui
"Lute como uma gorda: gordofobia, resistências e ativismos", de Malu Jimenez. A publicação denuncia a patologização dos corpos gordos femininos e através de fotografias questiona o que é ser bela.
"Não sou exposição: questionamentos sobre imagem corporal, autoestima e saúde", de Paola Altheia. A obra desconstrói os mitos que circundam a questão da magreza e a importância de amar o próprio corpo.
"O Mito da Beleza", de Naomi Wolf. Nesta publicação, a autora mostra a construção do conceito irreal de beleza ao longo dos tempos e sua função opressora principalmente diante das mulheres como forma de controle social.
"Gabyanna – Negra e Gorda", de Gabriela Rocha. Retrata as aventuras de uma jovem mulher, a quem foi negado o direito de amar. A obra pauta racismo, gordofobia e a relação com a sexualidade.