MÚSICA 

7 Cantoras gordas do Nordeste e Centro Oeste para conhecer

Por Cecília Oliveira

Foto: dizaophoto

Além de nomes como MC Carol, Tássia Reis, Preta Rara, Ellen Oléria e Aila Menezes, há grandes cantoras gordas brasileiras que você precisa conhecer e separamos alguns nomes diretamente da cena alternativa do Nordeste e Centro Oeste. Conheça:

Luanda Luá - Pernambucana, gorda e LGBTQIA+, começou a cantar ainda na igreja com 5 anos. Com a maturidade, outras referências musicais como rock, ska e mpb surgiram. Seu primeiro EP C.O.R.P.O celebra a diversidade e a potência dos corpos dissidentes.

Foto:  thelivgallery

Foto:  euaugustos 

CLARA - Faz parte do cenário musical de Natal/RN, com mais de 12 anos de carreira musical e diversos prêmios.  Em seu último trabalho intitulado “Volte e Pegue”, mergulha no universo da mulher mãe, negra e periférica. 

Camomila Chá -  Idealizada por Juliana Furtado e Camila Pedrassoli, a banda nasceu de uma vontade de compartilhar momentos de paz com mantras, cantos sagrados e meditação. Acompanham: Tiquinha Rodrigues, Vitória de Santi.

Foto:  diegomarcel 

Foto: regisfalcao

Bia e os becks - Sob o vocais de Bia Magalhães, a banda surgiu em 2012 em Teresina cantando sobre amor e liberdade misturando blues, pop, nova MPB e brega. A banda conta ainda com Bráulio Miranda, Cássio Carvalho, Jardel de Castro e Lucas Coimbra.

Foto: ameninadoretrato

Luanda Luz - Cantora, compositora e baiana, ela vem apresentando em seus shows por Natal/RN o repertório do seu primeiro EP “Resistência Alpha", em homenagem à sua avó. Em suas composições estão temas sociais em mistura de Reggae/MPB com ritmos regionais.

Foto:hnnhcrvlhfotografia

Jéssica Caitano - Nascida em Triunfo, cidade pernambucana, esta cantora  é também percussionista, poetisa e ativista. Em sua musicalidade, mistura rap com repente, fazendo um eletrococo Muderno. Já fez participações com Chico Correa, Luisa e os Alquimistas, Ferve e Guirraiz.

Foto: dizaophoto

Hend - De Cuiabá, Mato Grosso, Hend é cantora, atriz e performer trans feminina e ativista GORDA. Seu primeiro trabalho autoral, é o EP “Música Gorda”, lançado em 2017 e conta com cinco músicas, que trazem uma batida eletrônica que navega entre o pop e nova MPB, com referência de R&B.

Quer saber mais sobre música e cultura pop?