O documentário ”Gordos Não Vão Para o Céu – Qual o poder de escolha de uma pessoa gorda?”, da diretora santista Mariana Mussi, começou como um trabalho de conclusão de graduação em Produção Multimídia, tornou-se um documentário premiado e é exibido pela primeira vez em São Paulo. O filme conta a história de três mulheres gordas, incluindo Mariana, e o esforço que fazem para serem aceitas em uma sociedade regida por padrões rígidos de aparência e faz parte programação da 36ª edição do Pop Plus.
Mariana Mussi, 40 anos, desde muito cedo teve contato com a arte por meio de seu pai – ela é filha do maestro e professor de música André Infanti. Em 2017, iniciou seus primeiros trabalhos como realizadora e produtora audiovisual/cultural em Santos e São Paulo. Atualmente, é cineasta, produtora, roteirista e artista multimídia.
“Eu enfrento a gordofobia desde a infância. Quando integrei a arte à minha vida, percebi que por meio dela eu poderia dar voz às minhas dores, dilemas e sonhos. Sempre enxerguei a arte como algo imersivo e um caminho no qual as pessoas não me machucariam ao abordar essa questão”, relata.
“Quero apresentar também a esperança e mostrar que uma pessoa gorda pode ser saudável, se relacionar, ser apta para o mercado de trabalho e ter uma vida normal e ativa, como a de qualquer outra”, explica Mariana, que assina o roteiro do documentário.
Experiências da vida inspiraram projeto
A obra inclui depoimentos de profissionais das artes e da saúde, trechos de reportagens jornalísticas e dados estatísticos para compor um mosaico que traça as raízes históricas e culturais da gordofobia até os tempos atuais. O documentário aborda temas polêmicos, como a ausência de direitos básicos, a representação equivocada na mídia e os estigmas relacionados a desvio mental e comportamental.
Lançado durante a Mostra do Movimento do Audiovisual da Baixada Santista (MABS) 2023, a produção foi agraciada com o prêmio de ‘Melhor Direção’ no festival Curta Santos 2023. “O Curta Santos é um dos maiores festivais do país. Poder exibir ‘Gordos Não Vão Para o Céu’ e ainda receber esse reconhecimento é uma alegria imensa, principalmente porque muitas pessoas gordas vinham me abordar agradecendo, e isso é o maior presente”, diz a cineasta.
Exibição no Pop Plus
No domingo (10), às 15h, a produção será exibida gratuitamente no auditório do Club Homs. Em seguida, ocorrerá um debate com a presença da diretora Mariana Mussi e os protagonistas do filme: Drika Lucena, Selma Souza e Anderson Santos.
“Fazer parte da edição de 11 anos do maior evento da comunidade gorda é um sonho, algo que ainda não caiu a ficha, porque é muita felicidade. Eu sei que esse evento é o nosso público-alvo, e sempre foi também o público-alvo principal do documentário”, destaca a santista.
Mariana relembra que já esteve no Pop Plus e retornar ao evento como realizadora é muita emoção. “Um dia estive aí no Pop Plus, na primeira vez que fui, e foi na edição do lançamento do ‘Beleza GG’. Anos se passaram, e lá estava eu no programa. Agora, vou estar presente no palco do Pop Plus falando sobre o meu trabalho, me sentindo acolhida, humana, viva, bonita e com esperança.”
“Espero que o documentário seja um abraço para cada um que estiver ali, que seja também um sopro para que a gente tenha mais protagonismo em tela, em filmes, em contos de fadas, em histórias. A ideia é que esse documentário se torne uma série documental, porque é impossível, em 20 minutos, abordar tudo sobre a gordofobia e todos esses subtemas que colocamos no documentário. Portanto, a luta continua”, finaliza Mussi.
Veja o trailer:
Ficha técnica
Roteiro e Direção: Mariana Mussi
Cinegrafista: Caio Malta e Mariana Mussi
Diretor de fotografia: Antonio Ferreira e Mariana Mussi
Design Gráfico: Matheus Viana e Rodrigo do Carmo
Produção: Jessica Godoi, Matheus Viana, Stefanno Fornari e Silvia Diaz
Trilha Sonora: Stefanno Fornari e The Radio Droids
Narrações: Iasmin Alvarez
Edição: Diego Gomez, Mariana Mussi o Stefanno Fornari