Vestido Lucy

Coluna da Drika: Lá vem a noiva (gorda)

Que o corpo gordo é considerado público e que todo mundo adora falar e dar palpite eu já sabia; Agora que casar vestida de noiva sendo gorda era uma questão tão polêmica eu ainda não tinha parado pra pensar.

Maio é o mês das noivas mas. pelo o que estou vendo. só das que estão magras porque parece que essa é a atual, mas nem tanto, exigência dos fiscais de corpo alheio.

Eu não fazia ideia que casar gorda era um pecado tão grave assim gente. Juro que me fez refletir mais à fundo e me perguntar se gorda não pode casar. Ou será que gorda não pode se vestir de noiva? Ou as duas coisas?

Parece que, se tem um momento onde o corpo de uma mulher está em pauta é no casamento. A noiva e o corpo que ela vai subir no altar é  assunto de todos, da família aos amigos, e isso parece ser mais comum do que se imagina.

 

Parece que, se tem um momento onde o corpo de uma mulher está em pauta é no casamento. A noiva e o corpo que ela vai subir no altar é  assunto de todos, da família aos amigos, e isso parece ser mais comum do que se imagina.

 

Existe uma regra que foi criada, sabe-se lá por quem, de que toda mulher deve perder peso para o casamento. Quando eu falo toda, eu tô falando toda mesmo.

É insana essa obrigação de seguir um padrão para entrar num vestido de noiva e se casar. Quem já passou por isso sabe bem porque a dieta começa meses antes e as cobranças vêm de todos os lados. A fala mais frequente é que para ficar bonita e elegante no grande dia, a noiva deve estar o mais magra que puder e que conseguir. Em troca seu vestido vai cair melhor, vai poder usar qualquer modelo e até ter véu, os convidados vão elogiar, as fotos vão ficar lindas porque estando magra vai sair bem em todas, e nunca terá vergonha de mostrar seu álbum.

Não consigo conceber que tudo isso seja mais importante que o momento de troca, de estar casando com quem se ama, de reunir padrinhos, amigos e as pessoas que os noivos mais gostam, de receber as bênçãos na religião escolhida, de viver um dia especial e planejado muitas vezes com tanto esforço e sacrifício.

Pensar que o sonho desse dia vai se resumir ao corpo da noiva é no mínimo triste e lamentável mas não surpreendente.  É só mais uma prova de que nunca foi pela saúde. Sempre será questão de estética e ninguém está de fato preocupado com a saúde da noiva. Esse é caso mais clássico e que mostra descaradamente o quanto o que importa é o visual magro que ela vai apresentar, mesmo que pra isso ela tenha feito as maiores loucuras.

Não sou ingênua à ponto de não entender que quando uma mulher está com o corpo que deseja, magro ou não,  ela fica mais segura e consequentemente se comporta de maneira mais livre, solta, sorri mais e tudo isso reflete num semblante mais feliz. Claro que o casamento é um dia que muitas sonham e sei que a maioria acredita que estando magra tudo será mais bonito.

Pensa na pressão psicológica que é colocada sob essa noiva para que seu corpo esteja adequado. Imagina que existe uma lista de preocupações, tantas coisas à serem resolvidas e a magreza da noiva será o grande foco. E não pensem vocês que às mães das noivas ficam livres dessa regra de magreza, porque apesar de estarem no topo da lista das que mais cobram das filhas, também são igualmente cobradas pelos convidados.

A escolha e a prova do vestido, quase sempre é acompanhada de alguém muito querido e as vezes vira uma tortura. Além dos palpites e de nunca ter nada que realmente caia bem e respeite sua personalidade, ainda vem a culpa e a obrigação de emagrecer custe o que custar. A prioridade passa de formar a desejada família à caber no vestido.

Encontrar um vestido bonito deixa de ser o objetivo porque achar um que sirva já será um incrível milagre.

Uma coisa precisa ser dita, ainda são poucas as opções de vestidos em numeração grande, quer sejam prontos ou para alugar. Encontrar um vestido bonito deixa de ser o objetivo porque achar um que sirva já será um incrível milagre. Li bastante à respeito, e até senti na pele algo parecido ao buscar um vestido para ser madrinha. Claro que nada serviu e ainda que tivesse servido as opções seriam pra esconder meu corpo e me deixar com vinte anos a mais. Lembrando que sou gorda maior e o que parece complicado para às que vestem 48/50, se torna quase impossível para às que vestem 60, 64 pra cima.

No grande dia, o que era pra ser um momento de comemoração se torna um desfile à ser comentado, analisado e julgado por todos durante semanas, meses e até anos depois.

Parece uma loucura que ainda exista isso. Mais uma vez nos mulheres, somos vítimas dessa pressão estética controladora e cruel e nós, mulheres gordas, ainda com o agravante do preconceito velado e escondido na pseudo preocupação com a nossa saúde. E pra gente ainda sobram piadas, humilhações e muitas vezes a desistência do vestido de noiva e de um grande sonho junto.

Enquanto isso lá no altar emocionado, o noivo, àquele que será elogiado, afinal chorou e todos acharam lindo da parte dele.

E a sua noiva seguirá até o altar sendo julgada pelo corpo, quer seja o que emagreceu e ficou “perfeito” ou o gordo,  que segundo os fiscais à deixou “parecendo o bolo da festa”.

Eu não me casei na igreja e nem usei vestido de noiva, mas até tive vontade.

Anos atrás talvez escolhesse um vestido liso, reto e bem discreto, com certeza seguindo a opinião alheia.

Se meu casamento fosse hoje certamente meu vestido teria um grande decote, os braços de fora, brilho e volume, tudo que eu mais adoro. Eu casaria magra? Não. Eu casaria feliz.

(*) Drika Lucena é santista e professora universitária nas áreas de História da Arte, Estética, Produção de Arte, Criatividade, Tendências em Moda, Escrita Criativa e Estudos da Sociedade Contemporânea. Publicitária, Artística Plástica, especialista em Criação Visual e Multimídia, atuou como Redatora Publicitária e diretora de arte e desde sempre respira vive a paixão pela docência. Estudiosa da Cultura Brasileira, Cultura Popular, Criação e Inovação, ministra palestras, workshop, oficinas e mentorias. Drika fala de autoestima, autocuidado, sexualidade, dores e amores, vida e transformações da mulher real. Seu instagram é o @_drika_lucena

 

LEIA MAIS COLUNAS DA DRIKA LUCENA

Raio-X do estilo de Castorine A comédia feminista da Babu Carreira Guia de Compras: Camisa branca de alfaiataria Modelo VITTU fala sobre seu retorno à música LollaBR: veja 13 looks marcantes 15 inspirações de looks plus size para festival Bombou no Pop Plus de outono! Moda íntima e esportiva plus size no Pop Plus Milano Fashion Week apresenta tendências outono/inverno Tendências plus size para o outono/inverno