Cansada de ver produções que mostram personagens gordas que só vivem histórias de amor e sucesso depois de emagrecerem, Cris Dias, carioca de 44 anos, reuniu um grupo de amigos e criou o filme “Altos e Baixos – Uma história de amor na medida certa”, que estreou no Canal Prime Box Brazil em março deste ano.
O título do filme brinca com a diferença de altura entre os personagens, Ludmilla e Carlson, vividos por Cris e André Siqueira. A história mostra as nuances da rotina de um casal, dificuldades da convivência, companheirismo e possibilidade sobre seus destinos.
CARREIRA E RETORNO AO TEATRO
Cris Dias, que é uma das donas da marca plus size The Basic – presente nas mais recentes edições do Pop Plus e que encerra as atividades em 2023 – começou o curso de Teatro no Rio de Janeiro em 2001. Apesar de já ter se formado em Publicidade, logo sentiu que ali era o seu lugar: “Senti o que chamamos de ‘cheiro de teatro’ e pensei que não queria sair dali nunca mais”.
Após um tempo conquistou o DRT, um registro na carteira de trabalho exigido para atores e atrizes em atividades profissionais. No entanto, por falta de retorno financeiro passou a dividir o tempo dedicado ao teatro com outros trabalhos, o que a fez passar dez anos longe dos palcos.
Foi durante a pandemia que Cris decidiu reunir amigos na mesma situação através de chamadas de vídeos para organizar as ideias que tinham: “André também trazia as mesmas questões que eu e vontade de viver do que ama”.
ALTOS E BAIXOS
Inicialmente, a ideia do grupo era criar um canal de comédia na internet. No entanto, Adolpho Knauth, amigo e diretor de Cris, sugeriu que a ideia de contar a história de um casal e suas questões cotidianas seria melhor desenvolvida em formato de filme.
A rotina do casal Ludmilla e Carlson é inspirada em parte na vida real dos atores com seus respectivos companheiros. E o título é uma brincadeira com a diferença de altura entre os dois: “André tem 2 metros de altura e eu 1,52 m“, ri.
“Mas nosso filme foca na história de amor de um casal, possibilidades de vida, e nos altos e baixos do dia a dia”.
O CORPO GORDO NO CINEMA
Apesar da brincadeira com a dualidade da frase que dá título ao filme, Cris explica que a obra quer mostrar a vida e as questões de cada pessoa sem relacioná-las ao corpo. “Não pensamos no nosso corpo 24 horas por dia. Queria mostrar uma personagem que pode ser bem-sucedida, se vestir bem e ser amada com o corpo que tem”.
Em geral, as histórias protagonizadas por personagens gordos se baseiam sempre na luta pela transformação física, relacionando emagrecimento a conquista, seja no amor ou no trabalho. “Muita coisa tem mudado nas leituras e roteiros, mas ainda somos colocados em papéis de pessoas mais velhas ou sem atrativos físicos. A apresentação dos personagens sempre me incomoda muito, porque as histórias são contadas apenas pela descrição do corpo”, desabafa.
Para ela, seu grande objetivo com o filme é conquistar cada vez mais espaços em um mercado pouco ocupado por pessoas gordas.
SERVIÇO:
Quer assistir “Altos e Baixos – Uma história de amor na medida certa”? O filme está no Canal Prime Box Brazil, de acordo com a programação. Além disso, está disponível no App Box Brazil Play, para assistir a qualquer hora!
Gostou de conhecer mais de uma produção nacional que valoriza pessoas gordas? Siga o Pop Plus nas redes sociais para acompanhar novidades e o Altos e Baixos no Instagram, para conhecer a história e os atores.