As festas de rua costumam ser vistas como espaços democráticos e acolhedores. Mas para pessoas fora do padrão, podem ser ambientes hostis ou desconfortáveis. Marcelo Gomes, 32, de Belo Horizonte (MG) e Adriana Santos, 38, natural de Salvador (BA), sentiram que deveriam não só ir para as ruas, mas incentivar outras pessoas: assim, nasceram os coletivos Rolê de Peso e Vai ter Gorda, que celebram o corpo gordo no carnaval.
Marcelo conta que, por ser parte da comunidade LGBTQ+ e pessoa gorda, sempre sofreu com preconceito. E isso fez com que ao longo de todo processo de descoberta da sua personalidade tivesse também a necessidade de lutar por respeito ao seu corpo.
Já para Adriana, a ideia era organizar um grupo de pessoas para levar mulheres para um banho de mar e mostrar que era possível ficar confortável usando biquíni. “Percebemos que seria algo muito maior, uma luta por acessibilidade, direitos, despatologização do corpo gordo”, explica.
A necessidade de mostrar que sua existência era política e a falta de pessoas gordas no ciclo de amizades deu origem ao Rolê de Peso, que surgiu no pré-carnaval de 2019. “Vi uma oportunidade de ocupar as ruas de Belo Horizonte com a potência que um corpo gordo tem. E criar um ambiente seguro para que todos possam curtir e se descobrir”, conta Marcelo.
O CORPO GORDO NO CARNAVAL
Para visibilizar o corpo gordo, o coletivo Vai ter Gorda criou o projeto Gorbeleza, em 2020. A ideia é trazer o nu artístico em mulheres gordas utilizando temas carnavalescos. “Quisemos usar o carnaval para visibilizar nossos corpos e nosso maior objetivo é fazer que essas imagens se transformem em uma exposição”, diz. Para Adriana, falar sobre o corpo gordo no carnaval é essencial para desconstruir estereótipos de beleza e trazer visibilidade para o debate sobre gordofobia.
Marcelo conta que no carnaval sente uma liberdade maior de trabalhar seu corpo como ferramenta política. Por isso, acredita que a diversidade de corpos na rua é uma prova social de que todos podem ocupar espaços. É essa visão que traduz a missão do Rolê de Peso: “Não existe uma fórmula de como viver o carnaval. Mas como pessoa gorda na rua, estou sempre aberto para acolher e empoderar quem estiver ao meu redor. O corpo gordo na rua, no carnaval, não é coragem, é apenas um reflexo da necessidade de existir”.
REPRESENTATIVIDADE
O objetivo de ambos os coletivos é continuar mostrando que é possível e necessário ocupar espaços, além de gerar debates e espaços para acolhimento. Neste mês de carnaval, o Vai ter Gorda promove o prêmio Visibilidade Gorda com o tema “Personalidades Negras que inspiram a sociedade”. A ideia é homenagear pessoas que inspiram a luta antirracista e antigordofobia. “Nós, pessoas gordas, precisamos viver, resistir aos olhares preconceituosos e nos fortalecer. Precisamos estar cercadas de pessoas que são saudáveis para nós e nossa vivência”, declara Adriana.
O Rolê de Peso também segue promovendo festas, eventos e outros espaços para trocas. Sua última festa foi em 2022 e promoveram um bazar no BH Estilo Plus, maior evento de moda plus size de Belo Horizonte (MG). Nos próximos meses, outra festa deve acontecer. “Ter mais pessoas gordas na minha rotina é libertador, pois construí com essas pessoas mais que amizade, mas um lugar de acolhimento, identificação e parceria. Ver pessoas gordas ocupando lugares onde diziam que elas não poderiam estar é maravilhoso!”, conclui Marcelo.
VEM PRA RUA!
Quer dicas de blocos que promovem a diversidade para curtir esse carnaval? O Pop Plus traz algumas sugestões:
SÃO PAULO
17/02, 18h: Ilú Obá De Min
Praça da República
21/02, 11h: Bloco Pagu
Av. Ipiranga x Av. São João
25/02, 12h: Siga Bem Caminhoneira
Praça Marechal Deodoro
BELO HORIZONTE
21/02, 8h: Truck do Desejo
Avenida Augusto de Lima – Barro Preto
CURITIBA
17/02, 19h: Encontro de Blocos
Saída em conjunto dos blocos de pré-carnaval
Rua XV de Novembro
OLINDA
21/02, 8h: Siririx
Estrada do Bonsucesso, 59
BELÉM
Bloco Mana Gorda
A ressaca do bloco tem previsão para acontecer em março
Conhece outros blocos inclusivos e diversos? Manda a sugestão pra gente pelo Instagram!
—
Gostou de conhecer outros lugares de acolhimento para pessoas gordas? Siga o Pop Plus nas redes sociais para descobrir onde curtir seu carnaval e Rolê de Peso e Vai ter Gorda para conhecer outras atividades dos coletivos!