ciclo gordofobia e resistências

Gordofobia e Resistências, Centro de Pesquisa e Formação (divulgação)

“Gordofobia e Resistências” é tema de ciclo no Centro de Pesquisa e Formação

Compartilhe:

“Gordofobia e Resistências” é tema do novo ciclo de debates do Centro de Pesquisa e Formação do SESC, realizado entre os dias 16/08 e 20/08.

Pesquisadores, ativistas e artistas gordes da cena anti-gordofobia se reúnem da próxima segunda até sexta-feira no ciclo de debates sobre Gordofobia e Resistências. Ele pretende discutir seus processos diante de discursos de ódio disseminados contra corpos gordos, dentro de espaços que são não apenas parte do seu trabalho, mas também suas vidas.

O objetivo do ciclo é oferecer discussões através das perspectivas atuais e interseccionais abrangendo, além de movimentos sociais, militância e academia.

Com o avanço da pandemia e com o Brasil na liderança de mortes e contágios, a “obesidade” passa a ser considerada um fator de risco, que criou até a situações como um mutirão de cirurgias bariátricas no Rio de Janeiro. É preciso lembrar que o país já é o líder de realização de bariátricas.

No lado positivo, ações como a da influencer Maqui Nóbrega, do Saúde Sem Gordofobia e a do Gorda Na Lei promoveram facilidade de acesso às pessoas ao atestado que facilitasse o acesso delas à vacina.

O ciclo sobre Gordofobia e Resistências traz debates dentro dos campos de literatura e arte, ativismo, medicina e saúde e afetos e desejos.

Veja a programação

Ciclo Gordofobia e Resistência

 

16/8 – Literatura e arte
Como o uso do próprio corpo pode criar novas possibilidades narrativas e práticas.
Com Annie Ganzala e Tom Grito.
Mediação: Jéssica Balbino.

17/8 – Militância/Ativismo
Como transformar a teoria em prática e atuar, ativamente, na militância pelo fim da opressão contra os corpos gordos.
Com Rayane Souza e representante do projeto Saúde sem gordofobia.
Mediação: Jéssica Ipólito.

18/8 – Pensamento e discurso biomédico
Discurso e o pensamento biomédicos, patologização da gordofobia e nova produção de conteúdo acadêmico e científico para derrubar teorias limitantes.
Com Ale Mujica Rodriguez e Ellen Valias.
Mediação: Jéssica Ipólito.

19/8 – Soberania alimentar e saúde
Direito dos povos de definirem suas próprias políticas e estratégias sustentáveis de produção e distribuição de alimentos que garantam o direito à alimentação para toda população.
Com Mirani Barros e Constanza.
Mediação: Jéssica Ipólito.

20/8 – Afeto e desejo
Como é possível que os artistas chamem atenção para temas como negação do afeto aos corpos dissidentes e o direito ao desejo.
Com Marina Vergueiro e Milena Paulina.
Mediação: Jéssica Balbino.

 

A inscrição para o ciclo Gordofobia e Resistências pode ser feita diretamente pelo site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Os debates acontecem de segunda a sexta-feira, 16/08 a 20/08, das 15h30 às 17h30.

 



Compartilhe:
10 de setembro é o Dia da Luta Antigordofobia: saiba como identificar Novas cantoras plus size para ficar de olho! Mayara Russi: Conheça a modelo que estreia em Verdades Secretas 2 Como tirar medidas do corpo plus size? Faculdade de moda: o que ensinam sobre o corpo gordo?