Já é sabido que a prática da Yoga não é limitada a certos tipos de corpos e que esse é exatamente o tipo de atividade que uma sociedade ansiosa e estressada precisa para diminuir o ritmo e encontrar o equilíbrio. Vanessa Joda criou o “Yoga Para Todos no bairro de Santa Cecília em São Paulo, uma escola-estúdio acolhedora para propor uma visão mais inclusiva da prática, que vá além do padrão musa-fitness.
A iniciativa cresceu bastante nos últimos anos: a Vanessa – que já se apresentou inúmeras vezes no Pop Plus – foi convidada para apresentar quinzenalmente o quadro “Leveza, Mana”, dentro programa “Saia Justa” do canal a cabo GNT (Quartas às 21h30). E não deixa de fazer nunca sua militância pela diversidade de corpos e pelo acesso democrático à prática de Yoga. Por isso ela ministra cursos de formação a preços acessíveis, e dá muita aula para gestantes, crianças, pessoas em situação de rua ou mulheres em condição de vulnerabilidade.
Ver essa foto no Instagram
Tudo isso culminou na criação do projeto Yoga Libertária, que pretende devolvendo à prática de Yoga seu caráter acessível e possível para todas as pessoas, independentemente de sua classe, cor, gênero, corpo ou orientação sexual. O intuito é apresentar uma possibilidade de autocuidado autônomo a ser desenvolvido em espaços seguros, que acolham os grupos excluídos dos locais de prática da Yoga moderna ocidental. A Vanessa é uma dessas mulheres maravilhosas que põe a mão na massa e faz acontecer – Namastreta mesmo!
E no próximo sábado o Yoga Para Todos comemora 3 anos desde sua inauguração e data será celebrada no próximo Sábado com uma programação de rodas de conversa super relevantes para a atualidade:
Todas as rodas contarão com interpretação em Libras. Vamos lá alongar a mente?
das 14:00 a 22:00
Ingressos R$20 – Pague no local.
Siga o Yoga Para Todos no Facebook e no Instagram.
[Foto do destaque: Robson Leandro / Pop Plus #18]
