Loading...

“Um olhar diferente sobre a moda”: manual fashion transcrito em Braille é lançado nesta quarta

Compartilhe!
5

Será lançado no dia 6 de junho, quarta-feira, no Auditório da Faculdade Senac de Florianópolis o livro “Um olhar diferente sobre a moda”. Transcrito em linguagem Braille e voltado para pessoas com deficiência visual, o projeto é uma realização do Instituto Social Nação Brasil, que é também o realizador do Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva, que em 2018 completa seis anos.

O sul é a região do país com maior proporção de pessoas com deficiência visual (*5,4%), logo, faz todo sentido que a iniciativa tenha surgido em Santa Catarina, que também é um dos principais pólos de moda no Brasil. Nessa região temos o ISBN (International Standard Book Number) utilizando a moda de maneira pioneira como ferramenta de inclusão social, desmistificando o caráter elitista da moda e propondo uma nova visão de um mercado de moda que seja para todos.

O livro conta com a participação de 10 profissionais de diferentes cidades do Brasil que atuam no segmento de moda inclusiva. Seja desenhando, escrevendo, produzindo e/ou refletindo sobre a inclusão social na moda, a partir da sua experiência pessoal ou através de grupos que atuam e compartilham este olhar.

Mesmo que *3,6% da nossa população enfrente alguma espécie de deficiência visual, ainda é comum que o mercado da moda ignore esse tipo de demanda. Iniciativas que exigem pouco esforço como e-commerces acessíveis, etiquetas em braille ou simplesmente reforçar a diferença entre avesso e direito nas peças já fariam com que o consumo de moda fosse mais prático para quem tem deficiências dentro desse espectro. Então é importante ver criadores e criativos do segmento desenvolvendo material para esse público, pois isso traz a possibilidade de que essas pessoas tenham uma participação mais ativa na indústria.

*Dados do IBGE


Autores e temas do livro:

Adriana Buzelin – Belo Horizonte/MG – Criadora e editora da Revista Digital Tendência Inclusiva, colunista da Revista Reação e produtora do Programa Viver Eficiente. Cursou relações públicas, produção editorial e design gráfico. Modelo publicitária antes de se acidentar, hoje faz parte da agência de modelos inclusivos Kica de Castro. É a primeira mergulhadora tetraplégica mineira registrada pela HSA. – TEMA: Com que roupa eu vou?

Daniela Auler – São Paulo/SP – Bacharel em negócios da moda pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em responsabilidade social e sustentabilidade pela FGV. Idealizadora do Concurso Internacional de Moda Inclusiva realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Coordena e ministra os cursos de moda inclusiva realizados no CTI (Centro de Tecnologia e Inclusão). Gestora e empreendedora de projetos relacionados à moda inclusiva. – TEMA: Os passos da Moda Inclusiva.

Dariene Rodrigues – Sorocaba/SP – Graduada em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba e Pós-graduada em Gestão da Qualidade, Segurança e Saúde do Trabalho, Meio Ambiente e Responsabilidade Social. Idealizadora da marca Lado B Moda Inclusiva. – TEMA: A marca: Lado B Moda Inclusiva.

Geraldo Lima – São Paulo/SP – Doutor e Mestre em Design, pela Universidade Anhembi Morumbi e Pós-Graduação Latu Senso em Neurociência aplicada à Educação e em Moda, Arte e Cultura. Designer de moda e figurino, graduado em Desenho Industrial pela UEMG. – TEMA: Olhar olhares: corpos, tempo, informação.

Juliana Lopes – Campinas/SP – Jornalista de moda, morou na Europa 8 anos onde acompanhou os desfiles da Semana de Moda de Milão e de Paris. Escreve para publicações como Elle e Harper´s Bazaar. Trabalhou como pesquisadora de tendências na Itália para o portal Use Fashion em feiras do setor como Lineapelle, Pitti Filati, Pitti Uomo, Milano Unica, Micam e Mipel. Foi docente de Moda Contemporânea, Lifestyle e Tendências no IED de Milão. É coordenadora do curso Fashion Styling, no IED de São Paulo. Dá palestras e consultoria para diversos setores da cadeia produtiva de moda. – TEMA: O caminho sem volta para o novo

Karina Carvalho – Goiânia /GO – Psicóloga e Coordenadora de Recursos Humanos da loja Unnduna, Especialista em Gestão de Pessoas, Especialista em Psicodrama de Grupo/individual, Orientadora de Projetos Sociais. Criadora e Produtora do Projeto Nacional Vem Inclusão – Luz, Moda&Arte. TEMA: Luz, Moda&Arte.

Michele Simões – São Paulo/SP – Consultora de Imagem e Estilo, graduada em Estilismo em Moda pela Universidade Estadual de Londrina e pós-graduada em Comunicação e Cultura de Moda pela Centro Universitário Belas Artes, atua como pesquisadora de moda inclusiva. É idealizadora de projetos que visam fomentar um novo pensar sobre moda, comunicação e consumo, tais como: #MeuCorpoéReal e Fashion Day Inclusivo. – TEMA: Um olhar Sensível para a Moda Inclusiva.

Patricia Sant’Anna – Campinas/SP – Fundadora e CEO da Tendere – Pesquisa de Tendências e Negócios Criativos, docente de pós-graduação do Istituto Europeo di Design (SP) e da Faculdade Santa Marcelina. Doutora História da Arte, Mestre em Antropologia e Bacharel – Ciências Social. -TEMA: Moda Inclusiva é um bom negócio!

Silvana Louro – Rio de Janeiro/RJ – Silvana Louro foi modelo nos anos 80 e trabalhou por mais de vinte anos na formação de modelos, produção de desfiles e catálogos. Estilista pela Universidade Cândido Mendes com especialização em Gerência de Projetos, é colunista e produtora da Revista PcD. Mentora da Equal Moda
Inclusiva, tendo criado o primeiro uniforme paralímpico do mundo; – TEMA: Moda Inclusiva.

Vitoria Cuervo – Porto Alegre/RS – Formada em Moda pela Feevale/RS, é a estilista pioneira a trabalhar com moda inclusiva no RS, inclui em suas criações peças adaptadas desde 2009, já participou de concursos, desfiles, entrevistas, e luta pela real importância da moda para todos. – TEMA: Inclusive Moda Inclusiva.

Lançamento “UM OLHAR DIFERENTE SOBRE MODA”:

Quando: Dia 06 de Junho de 2018, as 19 horas;
Onde: Faculdade SENAC Florianópolis- Rua Silva Jardim, 360 – Centro, Florianópolis/SC
Quanto: Gratuito
Apoio cultural: Fecomércio – SC, SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SC, Centro de Tecnologia e Inovação/SP, SILMAQ Comércio de Máquina e Equipamentos, Empresa RENAUX VIEW, IFSC/Instituto Federal de Santa Catarina, Hotel Majestic Palace, UNIVALI, Estúdio The Magic Place, Estado de Santa Catarina, Funcultural , Edital Elisabete Anderle, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Catarinense de Cultura
REALIZAÇÃO: INSTITUTO NAÇÃO BRASIL e ONG ME ENSINA
www.facebook.com/scmodainclusiva