Loading...

Primeira edição da roda de conversa “Corpo Sem Vergonha” acontece dia 12 em Goiânia

Compartilhe!
5

Vanessa Campos (@blogueirafail)

Ativistas, empreendedoras e influenciadoras se reúnem neste sábado, 12, em Goiânia na primeira edição da roda de conversa “Corpo Sem Vergonha”. O evento é gratuito e será realizado às 14h30, na Vibe 62 Urban Studio, na rua Orestes Ribeiro, n.º 60, no setor Bueno. A roda de conversa será mediada pela comunicadora Maysa Manoela, da Expresso Criativo Gestão de Imagem, empresa idealizadora da ação. O encontro pretende debater o combate à gordofobia e o fomento da moda e dança inclusivas.

Vanessa Campos, a @blogueirafail, é jornalista e já posou para marcas de todo país. Ela usará o espaço para debater sobre o combate à gordofobia, o fomento da moda e danças inclusivas e divulgar o movimento #bodypositive. Também participarão Marcelle Vaz, doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB) e criadora da marca Augusta Robusta, a socióloga, ativista em favor das mulheres e presidenta do Conselho Estadual da Juventude, Aava Santiago e a bailarina e psicóloga Claudiane Alves, sócia-fundadora do primeiro estúdio de danças urbanas da Capital.

“Corpo não é fetiche, a mulher gorda é uma pessoa com esse atributo físico, assim como a magra. Diminuir o corpo de uma mulher como tentativa de enaltecer outra é sexista, misógino e machista. É desrespeito a todas nós. Esse tipo de colocação não nos define, apenas nos coisifica e não devemos legitimar isso”, afirma Vanessa.

Marcelle Vaz ressalta que a sua intenção é provocar a sororidade, a libertação e o amor próprio entre as mulheres: “Somos contra os padrões impostos pelo patriarcado, produzimos peças e falamos sobre a pressão estética sobre as mulheres e o papel social da moda por meio de vídeos e textos. Seguimos resistindo neste mundo, onde a misoginia é latente, reforçando que todas nós podemos ser maravilhosas e poderosas, cada uma do seu próprio jeito”.

A socióloga Aava Santiago afirma que o encontro de mulheres para discutir assuntos tão atuais, como a urgente atualização da moda e construção de mais espaços heterogêneos e horizontais para a expressão artística, será um momento poderoso para a cidade. Para a ativista em favor das mulheres, é uma urgência que os elementos de padronização estética, centrais nos mecanismos de violência simbólica e no adoecimento emocional, psicológico e físico de mulheres e homens, sejam revistos e ressignificados sob novos olhares.

Serviço:

Roda de Conversa “Corpo Sem Vergonha”
12 de maio – 14h30 – na Vibe 62 Urban Studio (rua Orestes Ribeiro, n.º 60, setor Bueno – Goiânia)
Entrada gratuita
Evento: https://www.facebook.com/events/206662710127093/