Loading...

Sesc 24 de Maio recebe Mostra de Criadoras em Moda: Mulheres Afro-Latinas

Compartilhe!
1

A Mostra de Criadoras em Moda: Mulheres Afro-Latinas chega a sua quarta edição unindo cinco ateliês da capital paulista com o objetivo de criar uma coleção exclusiva. A proposta do projeto é abrir espaço para a moda de forma mais democrática e inclusiva. 

No pré-lançamento, que acontece hoje, haverá um bate-papo com as convidadas Goya Lopes, designer de superfície e artista plástica, e Julia Vidal, designer de moda. E no dia 17 de março acontece um desfile a céu aberto na região central de São Paulo.

Todas as etapas da coleção que será desfilada serão desenvolvidas coletivamente com os ateliês Abayomi Ateliê, África Plus Size Brasil, Candaces Moda Afro, Cynthia Mariah e Xongani.

Nesta edição a organização optou por não usar o termo ‘modelo’, mas ‘mulheres desfilantes’ e também não usam o termo ‘looks’ para definir as peças, preferindo “criações”.

Além disso todo o trabalho deverá expressar a conexão entre africanidade e afro-brasilidade, bem como percorrer uma trajetória que nasce em referências ancestrais até o futurismo.

Diferente de qualquer outro desfile de moda, nesse serão apresentadas peças criadas com base na história das mulheres que irão desfilá-las, que são mulheres reais do ponto de vista estético.

Luciane Barros, do África Plus Size Brasil, aponta que é importante que a moda seja pensada para corpos gordos desde o início. “No começo, o desfile de peças para esse público era separado. Isso estava errado. Hoje, todos os ateliês planejam suas produções pensando na pluralidade dos corpos. Isso é um pré-requisito”.

Serviço

MOSTRA DE CRIADORAS EM MODA: MULHERES AFRO-LATINAS
Pré-lançamento: Coleção 2017/2018 – Mostra de Criadoras em Moda

Com Goya Lopes e Julia Vidal
Dias: 9 de março de 2018. Sexta, 20h às 22h
Local: Teatro – 1º subsolo (216 lugares)
Retirada de ingressos com 1h de antecedência no local.
Classificação indicativa livre
Entrada grátis

Desfile das Criadoras
Dias: 17 de março de 2018. Sábado, 16h às 18h
Local: Rua Dom José de Barros
Classificação indicativa livre
Entrada grátis

Ficha Técnica

Ateliês: Cynthia Mariah, Abayomi Ateliê, África Plus Size Brasil, Xongani e Candaces
Mediação: Manifesto Crespo
Desfilantes: Erica Malunguinho, Celynha Moreira, Ciça Costa, Li Bombom, Evelyn Daisy, Wanessa Yano, Nairobi Ayobami, Lidia Thays, Buh D’Angelo, Dalva Serra
Poetas: Joana Côrtes, Dinha, Kimani, Tatiana Nascimento
Trilha sonora: Luana Hansen
Maquiagem: Mika Safro
Penteados : Denna Hill
Costureiras e modelistas: Renata Baptista, Roseli Torres, Thata Vieira e Selma Paiva
Preparadora corporal: Janette Santiago | musicista: Adriana Aragão