Loading...

Conheça Alma: a cantora finlandesa que mistura punk e pop com muita atitude e talento

Com uma aparência cheia de referências punk – e uma queda evidente por jaquetas de couro, combinadas com cabelo fluorescente – é fácil acreditar que a música de Alma seja totalmente baseada no rock’n’roll. Na verdade Alma tem um ritmo pop, com uma pegada punk e um pezinho cybergoth, quase uma mistura de Adele e Beth Ditto.

Nascida Alma-Sofia Miettinen, a cantora apostou na sua carreira quando participou do programa Idols, uma versão finlandesa do programa The Voice. Na época tinha apenas 15 anos e justifica sua participação dizendo que queria muito uma forma de entrar no mundo da música, mas que não tinha amigos ou conhecidos na indústria, nem formação musical. Então achou que o programa seria uma boa oportunidade de mostrar seu talento.

Na verdade, apesar de saber que sabia cantar, só considerou que deveria seguir seu caminho como cantora após cantar para mãe o hit “I want you back”, dos Jakcson 5,  durante um passeio de carro. A mãe de Alma chorou ao se deparar com o as habilidades da filha.

Em 2015 participou do single “Muuta ku mä” com a rapper Sini Sabotage. Em março de 2016, Alma assinou um contrato com a Universal Music e em junho lançou o single Karma, que chegou ao quinto lugar das paradas finlandesas. Ela também participou da música Bonfire com o DJ Felix Jaehn em 2016. E em setembro do mesmo ano, Alma foi confirmada como uma das atrações da 31ª  edição do Eurosonic Noorderslag, pouco antes de lançar “Dye my hair”, seu EP de estreia.

Em março de 2017, Alma lançou “Chasing Highs” e chegou ao décimo lugar nas paradas finlandesas. Em junho a música foi lançada no Reino Unido e chegou ao vigésimo lugar nas paradas britânicas.

O clipe de “Chasing Highs” foi gravado em Las Vegas e a cantora admite que a locação foi escolhida por que a banda queria festejar. Ela e sua irmã gêmea, que é sua backing vocal, tinham acabado de completar 21 anos e aproveitaram a oportunidade de ter o apoio financeiro de uma gravadora para unir a comemoração a produção do vídeo.

O clipe mostra 24 horas de curtição da cantora e sua banda na cidade do pecado:

Sobre seu estilo a cantora deixa claro que sua maior referência são sua irmã e amigos, já teve os cabelos tingidos em todas as tonalidades, mas jura que jamais seria loira (ao contrário do que afirma nos versos da música “Dye my hair“). E mesmo tendo essa forte ligação com cores, quase sempre está de preto. Seu estilo é bem urbano e foge da feminilidade compulsória, você não a verá de saia e com a cintura marcada. Coturnos e creepers pretos são quase obrigatórios em suas produções, jaquetas de couro (que ela coleciona) ou vinil são bem vindas, mas ela também não abre mão do moletom, de preferência oversized.

Ter um corpo fora do padrão não parece ser uma questão para a cantora, até porque ela não faz questão de se encaixar em nenhum deles.

Atualmente a cantora trabalha  no lançamento do single “Phases” com participação do rapper French Montana. O clipe, que é literalmente uma festa, foi dirigido por ninguém menos que a cantora Charli XCX e lançado no dia 12/10/2017. Assim como os outros singles da cantora, essa música vai te fazer dançar muito!

Facebook www.facebook.com/CYBERALMA
Instagram www.instagram.com/cyberalma