Loading...

Fofa: curta de alunos da FAAP discute gordofobia e rejeição na adolescência

O curta-metragem “Fofa” é um Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos de Cinema da FAAP que aborda temas centrais relacionados a condição das mulheres gordas na sociedade. O projeto está no Catarse buscando financiamento e o prazo de arrecadação termina no dia 25/09, segunda-feira.

Na descrição do projeto vemos que os responsáveis tem uma grande preocupação em não perpetuar estereótipos e fogem dos eufemismos com os quais a mídia costuma nos descrever:

“Não mulheres cheinhas, gordinhas ou acima do peso, mas aquelas que possuem o corpo que a maior parte das mulheres têm medo de ter. Seus corpos têm marcas, têm traumas, têm dobras. São corpos dessexualizados, rejeitados, escondidos e rechaçados. São corpos que não são vistos – seja nos filmes, na televisão, nas pinturas ou canções.”

A sinopse do curta é intrigante. Maria Clara é uma jovem de 16 anos que morreu sem motivo aparente durante uma aula de Educação Física. Enquanto os colegas conspiram sobre o acontecido, ela vaga pelos corredores da escola sem ser vista, o que nos remete por completo ao conceito de invisibilidade da mulher gorda.

Durante a noite Maria Clara reaparece ressignificando o espaço do colégio e seu próprio corpo ocupando esse ambiente, antes opressor, de outra forma.

Ao que tudo indica o curta é cheio de criticas sobre os padrões impostos pela sociedade e o impacto que isso tem para quem é alvo de discriminação e rejeição por causa do peso. Interessante, não é?

A equipe do curta conta com o nosso apoio para que o projeto saia do papel. Saiba como apoiar!