Loading...

Conheça Lizzo: a cantora livre como água e cheia de representatividade

A cantora, rapper e ativista Lizzo tem sido apontada como a grande promessa para a música pop por veículos como o L.A. Times. Nascida Melissa Jefferson, a cantora é natural de Detroit, fez a base da sua carreira como MC em bandas de rap e R&B underground em Minnesota, onde chegou a gravar dois álbuns.

Lizzo foi impulsionada pelo sucesso da música “Good as hell”, lançada em 2016 no EP “Coconut Oil”. A faixa é dançante e combina as habilidades de Lizzo como rapper e como cantora. A letra é cheia de positividade e fala sobre como superar um relacionamento abusivo.

O clipe para “Good as hell” já tem quase 2 milhões de visualizações e é totalmente protagonizado por mulheres negras, o que é comum em seus vídeos. Em todos os seus trabalhos ela reforça sua identidade como mulher afro-americana. Além disso a cantora mostra clara preocupação em trazer diversidade de corpos para os seus clipes, tanto que o vídeo feito para a música “Phone” é protagonizado por duas bailarinas também gordas.

O sucesso do EP trouxe oportunidades significativas para sua carreira. Além da parceria com um grande produtor (Ricky Reed, que também trabalhou com Meghan Trainor), Lizzo foi convidada para ser apresentadora do programa “Wonderland”, na MTV, e a música “Good as hell” fez parte da trilha sonora do filme “Um salão do barulho 3”, produzido por Ice Cube.

Esse também foi o momento de Lizzo mostrar seu envolvimento com a política. Convidada para uma apresentação no programa Full Frontal, da comediante e comentarista política Samantha Bee, para celebrar a possível vitória de Hillary Clinton nas eleiçõe norte-americanas, a cantora não deixou se abalar. Ela ressignificou sua performance para que houvesse uma imagem de esperança para aqueles que se sentiram derrotados com a vitória de Donald Trump.

Atualmente Lizzo trabalha na divulgação do seu novo single, “Water me”, lançado esta semana acompanhado de uma linda foto da cantora nua, o que trouxe à tona várias questões sobre sua aparência. No entanto, os comentários (ora preconceituosos, ora fetichistas) não parecem abalar a artista, que fala abertamente sobre ser gorda. Seu perfil no Instagram @lizzobeeating é recheado de fotos e vídeos poderosos feitos em seus shows e selfies que ela faz sem reservas e sem filtros. “Eu me sinto mais bonita quando estou empoderada”, disse a cantora em entrevista para a revista Glamour.

Conheça “Water me” e se prepare, a música é contagiante e você vai passar o resto dia repetindo para você mesmo: “I’m my inspiration, I’M MY INSPIRATION!”

(*) Nicole Duarte é comunicadora, especialista em marketing digital e editora de O Cabide, blog para estudantes de moda, plus size e amor próprio. Ela agora é redatora do blog do Pop Plus trazendo seu conhecimento sobre moda e cultura pop para nossas clientes e leitoras.