Loading...

Faça você mesma: doc conta história da cena Riot Grrrl brasileira

Aqui no blog do Pop Plus vamos eventualmente indicar projetos em crowdfunding que achamos merecer nosso apoio, sejam eles relativos ao ativismo gordo, body positivity ou ao feminismo.

“Faça você mesma” é um filme que conta a história das mulheres na cena punk feminista brasileira. O documentário mostra o impacto que o movimento Riot Grrrls teve no underground brasileiro mostrando como mulheres podem, e devem, ocupar espaços normalmente designados para homens dentro do meio musical.

O filme é dirigido por Letícia Marques, que teve a ideia de contar essa história após ler o livro “Riot Grrrl: Revolution Girl Style Now!”, de Nadine Monem. Esse é o seu primeiro longa e tem como objetivo reunir peças de arquivos de vários momentos (shows e encontros, por exemplo), criar uma reflexão sobre a cena punk e contar uma história que até então não havia sido contada.

Um dos maiores obstáculos encontrados pela diretora foi o baixo orçamento e mesmo com muitas voluntárias (o filme foi predominantemente produzido por mulheres) foi difícil financiar a produção. Por isso ela decidiu iniciar uma campanha no Catarse para finalizar o documentário que está sendo produzido desde maio de 2016 e já conta com 22 entrevistas de diferentes mulheres que fizeram a cena punk brasileira.

Esse projeto incentiva narrativas em que mulheres são as protagonistas de suas próprias histórias e desvenda a forma como o feminismo era vivido antes de se tornar macro tendência dentro e fora da internet.

Se você curtia o punk feminino dessa época, vai gostar das cenas com shows de bandas como Dominatrix, Lava e TPM, entre outras. Além das entrevistas com mulheres que estão dentro do Riot Grrrls desde o início e que colocam em prática até hoje as ideologias que surgiram na época.

O documentário “Faça Você Mesma” tem direção de Leticia Marques, direção de fotografia de Janice D’Avila, produção de Patricia Saltara, produção executiva e montagem de Leticia Marques e som de Helena Duarte. A partir de 10 reais já é possível colaborar com o projeto. Faltam pouco mais de 20 dias para a meta ser cumprida. E será com a nossa contribuição que ele terá uma chance de ser visto pelo mundo!

Apoie este projeto:

Veja o teaser:

(*) Nicole Duarte é comunicadora, especialista em marketing digital e editora de O Cabide, blog para estudantes de moda, plus size e amor próprio. Ela agora é redatora do blog do Pop Plus trazendo seu conhecimento sobre o mercado para nossas clientes e leitoras.

Leave a reply