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Coletivo de Dois: “Não chegaríamos a lugar nenhum fazendo tudo igual”

Entrevistamos Hugo Mor e Daniel Barranco, criadores que compõem o Coletivo de Dois, marca autoral conhecida pelas suas modelagens amplas com muita cor e estampa. Falamos de alguns estigmas ligados a criação de roupas em tamanho grandes, da história da marca e de uma novidade: a inauguração de sua loja física dia 10 de agosto em um local referência para a moda alternativa em São Paulo, a Galeria Ouro Fino. Essa também foi uma oportunidade para entender um pouco mais sobre como funciona a moda artesanal e o slow fashion e como uma marca pode se desprender das amarras e padrões da indústria da moda e ainda assim cativar um público fiel.

Bia Gremion

Como surgiu o Coletivo de Dois? Vocês sempre trabalharam com uma grade ampla de tamanhos?
D: O Coletivo de Dois foi criado em 2014, alguns meses depois de nós começarmos a namorar. O Hugo já trabalhava com moda, eu trabalhava com design gráfico e já queria trocar de área. Tudo se encaixou e nasceu o Coletivo de Dois em Goiânia. Criamos a primeira coleção com 127 peças e viemos pra São Paulo com uma máquina de costura, uma mala cheia de roupas e uma boa dose de confiança!

Nossos tamanhos sempre foram oversized, com modelagens amplas, e como são peças únicas, sempre teve para todos os corpos. Mas foi com o convite da Flávia para participar do Pop Plus que nós readequamos as modelagens e buscamos sempre aperfeiçoá-las, baseado no retorno das clientes.

Qual é o impacto que desenvolver tamanhos tão variados tem no seu esquema de produção?
Na produção em si não tem muito impacto porque o processo é todo muito natural. Cada peça é pensada uma a uma. Depende do tecido, do evento, da estação.

Para vocês o custo de produzir peças em tamanhos maiores realmente é maior, como afirmam algumas marcas?
Sim. Mas como nós reaproveitamos os retalhos até o fim, conseguimos otimizar o custo de material.

Os produtos da marca fogem um pouco do convencional, quais são suas principais referências?
Nossa marca é um emaranhado de referências e influências do nosso passado, da nossa vida, da história mundial e da história da moda, sempre tentando fazer o nosso trabalho de modo único. Cada época tem seu ponto forte, na moda, na música, na atitude. Gostamos da loucura e da quebra dos padrões ao longo das décadas.

Como funciona o processo criativo de vocês?
Deixamos o processo criativo bem livre. Ele começa no dia que saímos para garimpar tecidos. Depende do que a gente compra, as ideias surgem! Quando a gente programa muito, nunca dá certo!! 🙂

Bia Gremion

Vocês são uma marca artesanal e slow fashion. Como lidam com a concorrência e a histeria dos lançamentos na indústria da moda?
Nós não gostamos de tendências ditadas pela indústria. Por exemplo, nessa última estação falou-se muito do veludo, mas nós usamos veludo desde a primeira coleção, há 3 anos. Agora de repente não se ouve mais falar do veludo! A forma com que lidamos é tendo uma identidade própria. Hoje no mercado da moda como um todo, o que se vê é uma forte padronização. Não chegaríamos a lugar nenhum fazendo tudo igual!

Vocês já atenderam suas clientes em um ateliê e em eventos como Jardim Secreto e o próprio Pop Plus, agora estão prestes a abrir uma loja física, quais são as expectativas para esse novo espaço?
Expectativas máximas!! O atelier continua a todo vapor e os eventos também. A loja física abre possibilidades e muito mais interação com o público. E estar na Galeria Ouro Fino é muito simbólico pra gente!

Nem sempre os lançamentos do Coletivo de Dois estão condicionados ao calendário sazonal da moda, vocês acham que com a loja isso pode mudar?
Não. Com a loja teremos cada vez mais lançamentos a qualquer momento! Montamos um mini atelier no andar de cima, a produção não pode parar! 🙂

Serviço:

Loja Coletivo de Dois
Galeria Ouro Fino – Rua Augusta, 2690
Inauguração: 10 de agosto, quinta-feira, das 10h às 20h
Evento: https://www.facebook.com/events/258204401341189/

Links:

www.coletivodedois.com.br
www.facebook.com/coletivodedois
www.instagram.com/coletivodedois

A marca estará no Pop Plus de 9 e 10 de setembro.

(*) Nicole Duarte é comunicadora, especialista em marketing digital e editora de O Cabide, blog para estudantes de moda, plus size e amor próprio. A partir de hoje ela é redatora do blog do Pop Plus trazendo seu conhecimento sobre o mercado para nossas clientes e leitoras.